Deputado Alex Canziani quer instituir Biênio da Matemática no país

PTB Notícias 16/07/2015, 10:27

O deputado Alex Canziani (PTB-PR) deve apresentar, nos próximos dias, um projeto de lei para instituir no calendário oficial do país o Biênio da Matemática 2017-2018.

Nesses dois anos, o Brasil sediará a Olimpíada Internacional da Matemática (2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (2018).

“Se a Câmara e o Senado aprovarem o biênio, nós temos que aproveitar para fazer uma série de outros eventos para popularizar cada vez mais a Matemática, para criar a cultura da Matemática no nosso país”, afirmou o parlamentar trabalhista na quarta-feira (15/7/2015), após coordenar debate com matemáticos acerca da importância da disciplina para o país.

O evento foi promovido pela Frente Parlamentar da Educação, em parceria com a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

“A Matemática é de fundamental aplicação na vida das pessoas.

Se o Brasil hoje busca trilhar um caminho na educação da melhor qualidade, não há como falar de educação sem falar de Matemática”, acredita Canziani.

A opinião foi compartilhada pelos matemáticos Marcelo Viana, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); Artur Ávila, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e primeiro ganhador da Medalha Fields na América Latina; e Yuan Jinyun, diretor do Instituto de Matemática Industrial (IMI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que participaram do debate.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência Câmara NotíciasFoto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados