Deputado Alex Canziani reitera importância de cursos profissionalizantes

PTB Notícias 15/04/2014, 17:29


A educação, no âmbito da profissionalização, é importante fator para o preenchimento da mão de obra.

A afirmação é do doutor Remi Castioni, professor-pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

“Há uma percepção da população de que a educação profissional é relevante para o sucesso no mercado de trabalho”, destaca Castioni.

O professor esteve, na quarta-feira (9/4/2014), na Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, em Brasília, para realizar a palestra “A Organização do Sistema de Educação Profissional e os desafios do Brasil”.

Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Centro de Pesquisas de Opinião Pública (DATAUnB), ele fez um alerta sobre os problemas da educação profissional brasileira: “A baixa qualificação dos alunos que saem dos cursos profissionalizantes ainda é o maior entrave para o ingresso deles no mercado de trabalho”.

E apontou algumas soluções: “Os cursos profissionalizantes devem estar em acordo com a demanda do mercado de trabalho.

Temos que combinar a elevação do nível escolar com os cursos profissionais, ou seja, integração da educação profissional com a educação básica”.

O presidente da Frente, deputado Alex Canziani (PTB-PR), defensor da educação profissional, reiterou a importância dos cursos profissionalizantes.

“Defendo a educação profissional como caminho para combatermos a falta de mão de obra especializada e darmos oportunidade para nossos jovens e trabalhadores”, salienta.

“Especialmente para os mais jovens, a qualificação profissional é condição imprescindível para se conseguir uma colocação, pois permite ultrapassar o obstáculo da falta de experiência”, aponta o deputado.

Ainda de acordo com Canziani, escolaridade e boa formação, regular e técnica, são, em toda parte, os grandes aliados dos jovens em início de carreira.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado Alex Canziani (PTB-PR)Foto: Divulgação