Deputado Alex Canziani será relator de Pronatec do governo federal

PTB Notícias 5/05/2011, 13:20

O deputado paranaense Alex Canziani (PTB-PR) será o relator do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal.

O programa estabelece bolsas de estudo para a formação de mão de obra qualificada por meio de capacitação técnica e profissional.

Para Canziani, que é vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, o projeto será importante porque dará oportunidade para os jovens se prepararem para o mercado de trabalho: “Avaliaremos a proposta do Executivo com bastante interesse, porque entendemos que realmente precisamos ajudar os jovens.

Em princípio, acho a proposta do Pronatec bastante válida”, salientou o relator.

Com o programa, o Ministério da Educação prevê investimentos de R$ 1 bilhão já neste ano.

O governo promete ofertar, em quatro anos, 3,5 milhões de bolsas para jovens do ensino médio, beneficiários do Bolsa Família e reincidentes do seguro-desemprego, além de garantir que 8 milhões de pessoas tenham acesso à educação profissional de qualidade no País.

Segundo a presidente Dilma Rousseff, o governo pretende construir 197 escolas técnicas até o final de 2014.

Ela disse que é preciso também a participação direta de agentes privados no desafio de aprimorar a qualificação profissional.

POUCOS SE FORMAM – Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008 demonstram que apenas 25,5% da população de jovens de 18 a 24 anos alcançam o ensino superior.

Os cursos técnicos de nível médio despontam, portanto, como alternativa de qualificação e inserção no mercado de trabalho para mais 74% desse contingente.

Pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) demonstrou que ter formação profissional aumenta em 48% as chances de um indivíduo em idade ativa ingressar no mercado de trabalho.

O estudo “A educação profissional e você no mercado de trabalho” também constatou que os salários daqueles que têm um curso profissionalizante são até 12,94% mais altos e é de 38% a probabilidade de se conseguir um trabalho com carteira assinada, em confronto com candidatos com escolaridade inferior.

A pesquisa da FGV reforça um estudo anterior, feito pelo MEC, com estudantes egressos da rede federal de educação profissional.

O levantamento, divulgado em 2008, demonstrou a empregabilidade de 72% dos técnicos de nível médio formados de 2003 a 2007 pelos institutos federais.

TRAMITAÇÃO – A proposta do Pronatec tramita em regime de urgência nas comissões de Trabalho, na Comissão de Educação e Comissão de Constituição e Justiça.

Aprovado nestas instâncias, o projeto segue para votação em plenário.

Agência Trabalhista de Notícias (PB),com informações do Site do Deputado Alex Canziani