Deputado Antonio Brito estreia defendendo mais recursos para a saúde

PTB Notícias 10/02/2011, 3:18

O deputado federal Antonio Brito (PTB/BA) ao fazer na última terça, (8/2), sua estreia na tribuna da Câmara, defendeu mais recursos para a saúde.

Mostrou que é crescente a dificuldade do setor filantrópico que ele representou como presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdias e Hospitais Filantrópicos (CMB).

O deputado citou números que mostram a importância do segmento para a operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS): 56% dos municípios brasileiros só possuem a Santa Casa como único serviço, 42% das internações do SUS no País são feitas pela Santa Casas.

Nós precisamos – destacou – dar apoio a essas instituições, que na verdade seguram o Sistema Único de Saúde do País.

São necessários a regulamentação da emenda constitucional, que está nesta Casa tramitando há algum tempo; o reajuste das tabelas do SUS, que não houve no ano passado — levamos o pleito ao Ministro Temporão — ; e a resolução das dificuldades dos programas de contratualização que os gestores municipais, prefeitos e secretários, têm debatido com os hospitais.

Além disso – enfatizou -, há evidentes obstáculos no acesso ao financiamento do BNDES, que é o banco de fomento social do País, mas que não tem uma linha sequer voltada às Santas Casas e aos subsídios, que outrora ajudaram a Santa Casa de São Paulo, Santa Casa de Porto Alegre, Santa Casa de Belo Horizonte e diversas outras a se erguerem como patrimônio cultural, da saúde brasileira.

Antonio Brito disse que tratar a hipertensão e diabetes de forma gratuita é fundamental, e isso nós apoiamos, Mas – destacou – estaremos aqui dia após dia para lembrar à presidente e aos demais Parlamentares da importância da saúde, do SAMU, do PSF, da atenção básica, e da rede hospitalar de saúdeO deputado Brito começou o seu pronunciamento agradecendo os votos que teve na Bahia e todo o apoio da Capital, “onde meu pai é vice-prefeito, e muito tem trabalhado — Prof.

Edvaldo Brito.

Estive com oito Vereadores hoje, aqui, que trouxeram, com o Movimento SOS Salvador, as dificuldades por que passa o Município de Salvador.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Blog Natanael Luis – Brasil Atualidades