Deputado Arlen Santiago propõe criação de polo siderúrgico em Salinas

PTB Notícias 9/03/2010, 15:03

Com o objetivo de defender a exploração do minério de ferro no Norte de Minas voltada para a geração de renda e emprego e a participação dos municípios e da população no processo, empresários, comerciantes, trabalhadores, lideranças e autoridades de várias cidades da região lotaram, nesta segunda-feira (8/3/10), o auditório da prefeitura de Salinas.

Eles participaram de audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que contou com a presença também de seis deputados estaduais, além de representantes do Governo do Estado e das empresas interessadas em explorar o minério na região.

A reunião foi realizada por iniciativa do deputado estadual Arlen Santiago (PTB/MG), que destacou o fato de que que os primeiros passos já foram dados para preparar a população para a exploração do minério de ferro na região.

Ele lembrou que estão sendo fornecidos cursos profissionalizantes para que a população se qualifique para os novos postos de emprego.

“A população e os representantes do poder público apoiam a iniciativa das empresas de exploração do minério na região”, afirmou.

O prefeito de Salinas, José Antônio Prates, defendeu que as autoridades dos municípios da região se articulem para criar um projeto de desenvolvimento.

“Nós temos muito interesse na instalação dessas empresas aqui e precisamos nos reunir para criar um projeto que beneficie todos os municípios de forma igualitária”, disse.

Para ele, é fundamental que a riqueza advinda da exploração do minério seja dividida entre os municípios do Norte de Minas, gerando o desenvolvimento da região.

Ele também defendeu a participação mais direta dos municípios e da população nas discussões entre Governo do Estado e empresas sobre o assunto.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do O Norte de Minas)