Deputado Armando Abílio apresenta projeto proibindo horário de verão

PTB Notícias 7/12/2007, 11:07


O deputado federal Armando Abílio (PTB;PB) apresentou, nesta quinta-feira (06/12), o Projeto de Lei de nº 2540, que proíbe a adoção de horários especiais – como o horário de verão – em todo o território nacional.

Segundo o parlamentar – que também é médico – o que se observa, no caso da maioria da população, são efeitos adversos à saúde, como o aumento da sensação de sonolência e cansaço durante o dia e insônia durante a noite, aumento da irritabilidade, da agressividade, confusão mental, queda da imunidade; tudo isto em decorrência da alteração profunda do ciclo circadiano (relógio biológico).

“Os aparelhos usados atualmente para medição de consumo de energia apresentam margem de erro observável de um a três por cento pontos percentuais, índice bem superior aos parcos décimos de ponto percentual de economia anunciados pelo orgãos governamentais”, afirma o deputado petebista.

E completa: “A adoção do horário de verão contribui de forma significativa para o aumento verificado nos índices de violência, sobretudo nas maiores cidades, atingindo principalmente a população menos favorecida que se vê obrigada a se deslocar para o trabalho em um horário em que predomina a escuridão”.

Agência Trabalhista de Notícias