Deputado Arnon Bezerra quer incentivar doação de órgãos em todo o País

PTB Notícias 30/12/2008, 16:57


Deve ser apreciado no começo do ano legislativo na Câmara dos Deputados o projeto do deputado federal Arnon Bezerra, presidente do Diretório Estadual do PTB no Ceará, que trata sobre a doação de órgãos no Brasil.

A proposta apresentada pelo deputado petebista estabelece diversos benefícios e incentivos para todos os doadores em vida, descendentes e ascendentes de doadores post mortem, diretamente responsáveis pela doação, como por exemplo credenciais de caráter vitalício que permitam o atendimento prioritário em todo o Sistema Único do País, para todos os procedimentos, inclusive cirúrgicos, de internação e de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo.

O projeto de Arnon Bezerra dispõe ainda sobre os procedimentos das unidades encarregadas de possibilitar o devido aproveitamento dos órgãos doados, que muitas vezes não tem estrutura ou agilidade em sua atuação.

A proposta apresentada por Bezerra determina punição a todos os que são responsáveis pela guarda e manutenção dos órgãos e que, por negligência, imperícia ou desorganização, permitam a inutilização desses órgãos.

“Que melhorias possam ser introduzidas na lei que trata da doação de órgãos com o objetivo de ajudar milhares de pessoas por todo o Brasil”, afirmou o deputado Arnon Bezerra, ao explicar o seu projeto no Plenário da Câmara.

Agência Trabalhista de Notícias