Deputado baiano apresenta moção pelos 45 anos de Riachão das Neves

PTB Notícias 30/07/2007, 12:27


O município baiano de Riachão das Neves comemorou, no último dia 19 de julho, seus 45 anos de emancipação política e administrativa.

Como forma de lembrar a data festiva, o deputado estadual petebista Adolfo Menezes apresentou moção de congratulações à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa da Bahia.

O parlamentar do PTB baiano cumprimentou o prefeito daquela cidade, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal e seus pares, o presidente da associação comercial e do clube dos diretores lojistas, funcionários públicos e toda a comunidade de Riachão das Neves.

Localizada a 912 quilômetros de Salvador, no Extremo-Oeste da Bahia, Riachão das Neves possui uma população de cerca de 23 mil habitantes, distribuídos em uma área de 5.

840 quilômetros quadrados, de acordo com censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

A denominação da cidade se deve à existência de um riacho que existe no local e lhe empresta o nome.

A área que hoje integra o município de Riachão das Neves fazia parte da sesmaria da Casa da Ponte, de Antônio Guedes de Brito.

A ocupação do território foi iniciada ainda na primeira metade do século XIX, por colonos migrados da então província de Pernambuco.

A fertilidade das terras atraiu outras famílias, que passaram a se estabelecer por ali, formando o arraial de Riachão das Neves.

O antigo arraial foi elevado à condição de vila no ano de 1934.

Passou à condição de município em 1962.

fonte: site da Assembléia Legislativa da Bahia