Deputado Busato classifica presídios como calamidade pública

PTB Notícias 2/04/2008, 17:08


Deputado tem dedicado seus esforços na questão da infra-estrutura .

O deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB-RS), titular da CPI do Sistema Carcerário avalia de forma extremamente negativa os presídios brasileiros.

“A situação não é gravíssima, é uma calamidade pública o que está acontecendo hoje no sistema carcerário brasileiro”, disse o deputado petebista.

A CPI já esteve em 17 estados, visitando 30 presídios e penitenciárias para elaborar um completo diagnóstico da questão.

E os deputados não estão de acordo com o que têm encontrado.

“Com raríssimas exceções encontramos presídios ou penitenciárias que estejam funcionando a contento”, disse Busato, salientando que somente as penitenciárias de segurança máxima federais, como as de Brasília e Curitiba apresentam boas condições, motivadas pela boa remuneração dos agentes penitenciárias e pelos maiores investimentos.

“No restante do país temos que reconstruirmos todo o sistema carcerário, tanto na legislação como na infra-estrutura”, alertou.

Como relator da Arquitetura Carcerária, Busato tem dedicado seus esforços na questão da infra-estrutura.

“Os presídios foram feitos de maneira errônea, ocasionando custos no erário público”, avaliou.

O deputado alertou ainda sobre o problema dos presos que ainda estão apenados, mesmo já com possibilidade de estar em liberdade.

“Estes presos estão com seus prazos de detenção vencidos e, além disso, elevam o custo da despesa do país estratosfericamente”, destacou.

O deputado petebista disse que a Comissão está levantando os dados e investigando as condições de todo o país, mas que a discussão tem que ser de toda a sociedade.

“Tem que ser feita uma reflexão muito grande e uma reestruturação geral do sistema penitenciário brasileiro.

Uma nova proposta, tanto na legislação como na execução das penas, e na administração.

fonte: site do PTB – RS