Deputado Campos Machado homenageia UNASP pelo seu centenário

PTB Notícias 15/08/2015, 8:47

A Assembleia Legislativa de São Paulo presta homenagem à Unasp SP – Centro Universitário Adventista de São Paulo que comemora 100 anos de fundação como referência de ensino integrado e de responsabilidade social.

A sessão solene acontece na próxima segunda-feira, 17 de agosto de 2015, às 10h, no Plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira”, com a presença de autoridades civis e representantes da Instituição homenageada.

O ano de 2015 tem sido emblemático para esta Instituição de Ensino.

Por sua filosofia educacional, desde sua fundação, o Unasp busca transpor os portões da instituição, sendo reconhecido por sua relevância social e comunitária.

Um século de dedicação e serviço é celebrado e representado pelo slogan comemorativo da instituição – “Muito Além do Ensino”.

Pelas marcas positivas e transformações causadas na vida das pessoas que por esta instituição passaram e nas comunidades onde atua, a homenagem em sessão solene foi então proposta pelo deputado Campos Machado (PTB-SP).

“Tenho um profundo e imenso respeito pela Igreja Adventista, a qual fez por merecer a admiração que por ela existe em todo o mundo.

Com dedicação, trabalho e com amor, surgiu esta instituição – o Unasp – que é um exemplo a ser seguido por quem tem nos horizontes da vida a luta por uma educação mais condizente com a nossa sociedade”, relata Campos Machado.

Entre autoridades civis e institucionais, já estão confirmadas:Aloísio de Toledo César, Secretário de Justiça do Estado de S.

Paulo; Domingos José de Souza, Presidente da Mantenedora – Instituto Adventista de Ensino; Euler Pereira Bahia, reitor do Unasp; Damaris Moura, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB e do PTB Inter-Religioso.

O reconhecimento da contribuição do Unasp para a sociedade e para a formação de cidadãos brasileiros é caracterizado ao longo de sua história em diferentes parcerias com o governo em todos os níveis da Federação.

Entre essas parcerias, por 14 anos o Unasp-SP serviu à comunidade de seu entorno através de Convênio de Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo para a implantação e administração do Programa Saúde da Família (PSF), atendendo o bairro de Capão Redondo, com população estimada em 289 mil habitantes.

Em 2001, mediante parceria estabelecida com o governo estadual, foi implantado o restaurante da rede Bom Prato, em Santo Amaro, próximo ao Largo Treze de Maio, que fornece cerca de duas mil e oitocentas refeições diárias para a população de baixa renda a um preço mínimo.

O êxito do Programa desencadeou a decisão do Governo que cedeu mais uma unidade (Grajaú) para ser administrada pelo Unasp.

O preparo das refeições é efetuado com o envolvimento de docentes e discentes do Curso de Nutrição e, além disso, são oferecidos programas de alfabetização de adultos e alfabetização digital com igual envolvimento da comunidade acadêmica.

Tendo em vista multiplicar as possibilidades de inserção profissional e de vivência dos alunos, outras parcerias têm sido realizadas com os governos municipal, estadual e federal.

Dentre essas, o convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) para o Programa de Formação Docente (PARFOR), o Programa Institucional de Bolsa para Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde).

Centro Universitário Adventista de São PauloFundado em 1915 como Colégio Adventista Brasileiro, o Unasp-SP faz parte do sistema educacional adventista, sendo uma das primeiras instituições fundadas no país no início dos anos 1900.

Atualmente, o Unasp é composto por quatro campi, sendo o campus São Paulo localizado na Zona Sul da capital e dois campi no interior do Estado, na cidade de Hortolândia e Engenheiro Coelho, região de Campinas, além de seu campus virtual.

A instituição centenária na Capital possui hoje mais de 5.

500 alunos da Educação Básica ao Ensino Superior e Pós-Graduação.

O Unasp foi concebido desde suas origens como uma instituição sem fins lucrativos, oferecendo dentro de sua capacidade operativa diferentes modalidades de bolsas.

Milhares de ex-alunos reconhecem e percebem esta instituição como referencial na garantia de oportunidades singulares de formação pessoal, acadêmica e profissional.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do PTB-SPFoto: Divulgação/Assessoria