Deputado Capixaba participa de encontros com cafeicultores em Rondônia

PTB Notícias 24/02/2014, 7:14


O deputado e coordenador da bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional, Nilton Capixaba (PTB), participou na sexta-feira (21/2/2014) de dois encontros com cafeicultores, maquinistas, com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, Evandro Padovani, o superintendente federal de agricultura, José Valterlins Calaça, e políticos de Cacoal e Ministro Andreazza.

Em Cacoal, Nilton Capixaba prestigiou a posse dos novos membros da Câmara Setorial do Café, recentemente criada para fortalecer a cafeicultura em Rondônia, enfatizando que se empenhará para conseguir uma vaga no Conselho Nacional do Café.

“Precisamos devolver a Cacoal o título de Capital do Café.

A união da classe produtora, maquinistas, compradores de café e do poder público será a resposta para o desenvolvimento da cafeicultura em Rondônia”, destacou o parlamentar.

AndreazzaNa cidade de Ministro Andreazza, Capixaba participou da entrega de 450 mil mudas de café adquiridas pela prefeitura e doadas para 200 famílias que compõem a agricultura familiar do município dentro da 2ª etapa do projeto de tecnificação da cafeicultura do município.

Polo produtor de café em Rondônia, o município tem investido na melhoria da qualidade e no aumento da produtividade.

“Este evento marca uma nova era para cafeicultura de Rondônia.

Com a reativação da Câmara Setorial do Café teremos a parceria público-privada, fundamental para expansão do setor cafeicultor no Estado”, disse Capixaba.

Segundo ele, é necessário aplicar tecnologia para que o produtor possa produzir mais em espaço menor.

Rondônia destaca-se pela sua aptidão para cultivo do café conilon em regime de agricultura familiar.

As novas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa/Rondônia da cultivar do Conilon BRS Ouro Preto fará com que a produção passe de 80 sacas por hectare de lavouras cultivadas no Estado.

Apoiam a iniciativa os deputados estaduais Glaucione Rodrigues (PSDC), Maurão de Carvalho (PP), Luiz Cláudio (PP), Valdivino Tucura(PRP), além do deputado Nilton Capixaba, o superintendente federal de agricultura, José Valterlins Calaça, vereadores de Cacoal e Andreazza, Emater, Embrapa, cooperativas, Instituições Financeiras, maquinistas, produtores rurais, governo do Estado através da Seagri.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Rondônia Dinâmica