Deputado Carlos Dunga defende a transposição do Rio Piranhas

PTB Notícias 25/03/2013, 16:59

Os prejuízos causados pelos efeitos da estiagem no interior do estado foi um dos temas discutidos pelo deputado Carlos Dunga (PTB) na primeira semana do seu retorno à Assembleia Legislativa da Paraíba.

O deputado se mostrou preocupado com a situação das cidades que sofrem com a seca e disse que o governo federal e estadual devem se espelhar no exemplo dado pela Casa de Epitácio Pessoa, que está promovendo a campanha SOS Seca PB.

“Os rebanhos estão sendo dizimados, não temos mais alimentação para o gado e o custo dos produtos tem subido muito, como é o caso da fava que está sendo vendida a R$ 30 o quilo”, advertiu.

Para Carlos Dunga, ao invés de combater essa situação com bolsas emergenciais, é preciso que se tenha uma ação enérgica que resulte numa ação prática imediatamente.

Ele disse que o povo já está cansado de discursos fantasiosos que nada resolvem.

“O estado da Paraíba manda, através do Rio Piranhas, um volume de água para o oceano bem maior em relação ao que estamos reivindicando através da interligação de bacias do Rio São Francisco”, destacou.

De acordo com Dunga, enquanto apenas se ouve falar na transposição, o povo vem morrendo de sede, a exemplo do que vem acontecendo na cidade de Barra de São Miguel, que conta um poço com aproximadamente 30 mil litros de água, mas devido à falta de maquinário apropriado não atende a população local.

Profundo conhecedor das questões que envolvem a seca e defensor intransigente do homem do campo, Carlos Dunga voltou a defender a realização da transposição de águas do Rio Piranhas para o Rio Taperoá, beneficiando toda região compreendida entre as cidades de Patos e Campina Grande.

“É preciso uma ação urgente, pois o sertanejo e o caririzeiro estão sofrendo muito com a seca”, afirmou.

Dunga disse também que o cenário é desolador e a cada dia a situação vem se complicando cada vez mais.

“Os rebanhos estão morrendo, as lavouras se perdendo, e o mais grave: tem gente morrendo também de fome e de sede”, observou.

Carlos Dunga disse que a transposição do Rio Piranhas é imprescindível, tendo em vista que o volume de águas de rios paraibanos que atualmente estão sendo levadas para o estado do Rio Grande do Norte é maior do que a quantidade de água que será recebida pelo estado com a transposição do São Francisco.

“Temos que nos unir em torno dessa proposta, pois ela representa a salvação do homem do campo”, defendeu.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Assembleia Legislativa da ParaíbaFoto: Assembleia Legislativa da Paraíba