Deputado Cassiá Carpes defende implementação dos Comudes

PTB Notícias 19/04/2011, 14:32


Proposta pela Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Cassiá Carpes (PTB), foi realizada nesta segunda-feira, 18/04/2011, audiência pública para tratar da implementação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e demais questões relacionadas ao desenvolvimento dos municípios.

O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Santa Maria e contou com a presença de prefeitos, vereadores, empresários e representantes da comunidade.

Segundo Cassiá, as audiências públicas consolidam a ligação entre o Parlamento e as comunidades, assim como o fortalecimento da Comissão frente aos grandes debates do Estado.

Conforme o parlamentar, em Santa Maria o público defendeu a efetiva implementação dos Comudes para atuar em parceria com os Coredes, “importante instrumento de debates dos interesses regionais”.

“Fizemos essa parceria com o deputado Valdeci, que é da região, para ouvir a comunidade, que se mostrou favorável a implementação dos Comudes.

A este conselho compete, inclusive, deliberar sobre assuntos de interesse dos municípios, apreciar e aprovar propostas contidas nas leis orçamentárias e formular diretrizes para o desenvolvimento municipal”, explicou o presidente.

O parlamentar também ressaltou o aspecto social da proposta, como forma de inclusão dos menos favorecidos da nossa sociedade.

“A partir de propostas formuladas e debatidas no seio da comunidade é que poderemos buscar soluções para as problemas dos municípios”, destacou Cassiá.

Na mesma data também ocorreu o lançamento oficial da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, que tem como objetivo unir as principais entidades, universidades e representantes da sociedade para trabalhar pelo desenvolvimento do município.

Participaram da mesa de debates os deputados Cassiá Carpes (PTB), Valdeci Oliveira (PT), Jorge Pozzobom (PSDB), a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sandra Rebelato, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Cezar Gehm, o presidente do Parque Tecnológico de Santa Maria, Elton Spode, o presidente da Agência de Desenvolvimento Municipal Vilson Serro, o presidente do escritório de Santa Maria Júlio Rasquim, e coordenadora do Projeto Esperança, Irmã Lurdes Dill.

Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com Informações do Governo do Rio Grande do Sul