Deputado Cassiá Carpes reforça a importância do Parlamento do Mercosul

PTB Notícias 10/05/2007, 8:35


O líder do PTB na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Cassiá Carpes, ocupou o período das comunicações na sessão plenária desta quarta-feira (9) para reforçar a importância da primeira sessão plenária do Parlamento do Mercosul, realizada nesta segunda-feira (7/5), em Montevidéo.

De acordo com o parlamentar o órgão foi criado para embalar o bloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de criar um mercado comum com livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos e coordenar posições conjuntas em foros internacionais.

Do Brasil, tomaram posse nove deputados e mais nove senadores titulares e seus 18 suplentes.

Entre esses parlamentares, Cassiá destacou a figura dos senadores Sérgio Zambiasi e Pedro Simon.

Segundo ele, Zambiasi presidiu até o final do ano passado a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, que, desde a aprovação do Projeto de Resolução 3/07, do Senado, encarregou-se de todas as tratativas para sua implementação.

“Esta reunião inaugural é um momento histórico, pois consolida um novo espaço no processo de integração da comunidade sul-americana.

O início de funcionamento do Parlamento coloca para seus membros o desafio de mudar sua cultura política.

Estes parlamentares estarão ali não para defender um País, mas sim um bloco, um conjunto de Nações”, observou ele.

Cassiá enfatizou que quem defende o País é o Executivo, no entanto, cabe ao Parlamento defender a integração e melhores condições de vida para o povo.

Tal determinação está expressa no primeiro artigo do documento de criação do Parlamento.

“Muito mais do que pontes ou qual outro tipo de obra física que, sem dúvida alguma, tem sua importância, a verdadeira integração ocorrerá quando as Constituições destes Países e toda a legislação, seja ela trabalhista, tributária, criminal, cível, estiverem integradas e contemplando com direitos e obrigações idênticas estes cidadãos do Mercosul”, disse ele.

Ao final de seu pronunciamento, Cassiá citou algumas conclusões do senador Zambiasi sobre a importância do Mercosul.

Cassiá ressaltou que o senador elaborou um verdadeiro decálogo da importância do bloco.

Entre elas, a reaproximação de países e de povos historicamente divididos, bem como melhores condições de combate ao narcotráfico, ao contrabando e ao terrorismo internacional pela vigência de ações e políticas comuns para a região.

“Como homem nascido e criado na fronteira, conhecedor das dificuldades e das peculiaridades da gente que vive por lá, acho que merece reflexão a frase do presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, de que “devemos encher o Mercosul de cidadania”, finalizou.