Deputado Cristiano Araújo quer incentivar geração de energia limpa no DF

PTB Notícias 9/09/2015, 7:20


O jornal Correio Braziliense publicou, no domingo (6/9/2015), a reportagem “A ordem é poupar energia – Aposta em microgeração”, em que especialistas mostram que, com atitudes simples, é possível reduzir a conta da Companhia Energética de Brasília (CEB).

E que alguns brasilienses têm ido mais longe e investido pesado para gerar a própria luz, adotando sistema de geração de energia por meio solar.

Foi apostando nesse caminho, para baratear e reduzir a dependência do serviço público de energia elétrica, que o deputado distrital Cristiano Araújo (PTB-DF) apresentou recentemente na Câmara Legislativa do Distrito Federal o projeto de lei (http://legislacao.

cl.

df.

gov.

br/Legislacao/consultaProposicao-1!189!2015!visualizar.

action) 189/2015.

A proposta é no sentido de instituir a Política de Incentivo à Geração de Energia Limpa em prédios residenciais ou não, no DF.

Como o custo de investimento é alto, o deputado propõe no seu projeto que o Governo do Distrito Federal (GDF) subsidie ou mesmo promova incentivos fiscais, de forma a facilitar a sua aquisição, sabendo-se que o cidadão terá o retorno do valor investido em médio prazo e, ainda, poderá obter créditos com a CEB, a partir da venda do excedente de energia produzida.

Para Cristiano, além de incentivar a produção de energia limpa pelos moradores do DF, o Poder Executivo tem de dar o exemplo ao ser o primeiro a promover em seus prédios públicos a captação de energia limpa.

“Ao utilizar cada vez mais de energia limpa e renovável, o governo e a população não só economizarão como também vão ajudar a preservar o meio ambiente”, defende o parlamentar.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do deputado Cristiano Araújo (PTB-DF)Foto: Assessoria/Divulgação