Deputado Ernandes Amorim avalia crise no setor de frigoríficos

PTB Notícias 9/04/2009, 7:40


O Deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) divulgou, em discurso no plenário da Câmara, que, no ultimo dia 24 de Março a Comissão de Agricultura e Pecuária reuniu-se, com a presença do Ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, para discutir a crise no setor de frigoríficos, e, em especial a MP que destina a quantia de 200 milhões de reais para o grupo Independência.

Segundo o Deputado, o Grupo já teria recebido idêntico valor á véspera de um pedido de concordata e, ainda transferido para o exterior 250 milhões de dólares.

“Chamei a atenção do Ministro da Agricultura para a situação aflitiva dos pecuaristas que entregaram o seu gado aos frigoríficos e não receberam o que lhes é devido, criando assim um clima de desespero, pois nem uma garantia eles possuem para o recebimento.

Sugiro ao Ministro Reinhold Stephanes, que faça gestões junto ao Banco do Brasil, que no caso da liberação dos recursos previstos na Medida Provisória, ela seja carimbada, ou seja, destinada exclusivamente ao pagamento dos pecuaristas que forneceram ao grupo Independência”, disse Amorim.

O Deputado sugeriu também a criação de uma nova legislação a exemplo da Austrália e Estados Unidos, onde o pagamento aos pecuaristas é de 24 a 48 horas após o abate, e não em 30 dias como é feito no Brasil.

“Permito-me ainda sugerir que se crie um mecanismo de controle, quem sabe até mesmo pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico – CADE, em relação à incorporação dos pequenos frigoríficos pelos grandes grupos, como ocorre atualmente o processo de canibalização dos pequenos pelos grandes grupos”, concluiu o Parlamentar petebista.

* Agencia Trabalhista de Notícias