Deputado Ernandes Amorim chama a atenção para crise no setor pecuarista

PTB Notícias 13/03/2009, 7:57


O Deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) chamou a atenção, em discurso no plenário da Câmara, sobre a pecuária brasileira, em especial a pecuária de Rondônia, onde, segundo ele, os pequenos e médios frigoríficos estão à beira de um colapso, pois padecem da falta de linhas de créditos e de mercado para os seus produtos.

“Chamei a atenção para a cartelização dos recursos do BNDES para os grandes frigoríficos, em torno de 10 grandes grupos empresariais detentores exclusivos de todas as linhas de financiamento para o setor.

O cerco está se fechando em torno de Rondônia, Mato Grosso e os seus frigoríficos já são vítimas do drama da falta de financiamento e de mercado e já provocou o fechamento de 13 plantas frigoríficas”, denunciou o Deputado do PTB.

Ernandes Amorim ressaltou que esse fato impõe enormes perdas para toda cadeia pecuária e coloca o setor nas mãos de um pequeno grupo de grandes indústrias: “Esse fechamento das 13 plantas reduz em mais de 40% o abate em nosso Estado vizinho.

Somente esse fato já pressionou o preço da arroba do boi para baixo.

Houve um recuo.

O preço saiu de R$90,00 para R$70, 00, uma queda de 22%.

Em Mato Grosso, ninguém arrisca um palpite para os próximos meses”.

“Não tenho o menor receio de afirmar que no setor de produção de carnes, frangos, suínos e bovinos já se instalou a crise, o desemprego já é grande, principalmente nos médios e pequenos produtores industriais, o que exige uma resposta imediata do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, concluiu o Parlamentar petebista.

* Agência Trabalhista de Notícias