Deputado Estadual José Geraldo divulga nota para o dia do aposentado

PTB Notícias 24/01/2008, 15:03

O deputado estadual e presidente do Diretório Regional do PTb em Tocantis, José Geraldo, divulgou nesta quinta-feira (24/01), uma nota em comemoração ao dia do aposentado.

Confira o texto na íntegra:O Deputado Estadual José Geraldo (PTB), vem a público externar suas felicitações a todos aposentados tocantinenses, neste dia de comemorações: Dia do Aposentado – Um dia de reflexão e ação A ampliação do tempo de vida e a melhoria substancial dos parâmetros de saúde das populações são conquistas fundamentais da humanidade.

Chegar à velhice que era privilégio de poucos, hoje é normal em nosso país.

Saltamos de 7 milhões de idosos em 1975 para 17 milhões em 2006, o que significa um aumento de 600% em menos de cinqüenta anos.

Ainda estima-se que teremos 32 milhões de idosos em 2020 e em 2040, eles representarão ¼ de nossa população.

Esta modificação rápida e radical do quadro social, com certeza demanda uma maior atenção de nossas autoridades quanto à política voltada aos idosos, especialmente, para os aposentados, que apesar de ter o Estatuto do Idoso como instrumento de apoio, ainda sofrem com o desrespeito contínuo de seus direitos.

Diante de muitas questões que afetam diretamente a esta importante parcela de nossa população é que chamamos a atenção, pois é necessário e fundamental analisar os métodos gerenciais e as políticas públicas que estão em vigor.

Um exemplo disso é que na saúde e na assistência social são precisos mais recursos humanos com habilidades específicas para lidar com os idosos, que infelizmente, assistem a tudo atônitos.

Em nosso Estado, precisamos lançar mão de ações mais dirigidas, como campanhas educativas e instrutivas, não só direcionada à classe aposentada, mas a todos os cidadãos.

Fazer valer a Lei n° 8.

842 de 4 de janeiro de 1994, que estabelece a criação do Conselho do Idoso em nível municipal e estadual, além do federal, e que vem recebendo nosso intenso apoio.

Ver efetivado em sua plenitude, o Estatuto do Idoso e com ele um conjunto de normas e orientações em favor destes, o que no fim é uma garantia para o nosso próprio futuro.

Também prova disso é a briga em torno da gratuidade das passagens de ônibus interestaduais, uma conquista para as pessoas com mais de 60 anos e com renda mensal de até dois salários mínimos.

Precisamos agir com planejamento e determinação para prover os mecanismos necessários à ampliação da atenção aos direitos e necessidades dos aposentados enquanto ainda dispomos de tempo, pois este é o nosso papel e certamente, nosso dever.

E, foi com o intuito de darmos uma melhor assistência ao aposentado, que apresentamos na Assembléia Legislativa diversas propostas de apoio a classe.

É essencial refletirmos hoje e sempre sobre esta importante questão.

Pois não seria justo, honesto e confortante negar àqueles que deram uma vida de trabalho e dedicação a sociedade, o direito de ter uma assistência mais qualificada.

Lembro da legitimidade que nos cerca, com respeito às questões que versam sobre a terceira idade, haja vista que o Partido Trabalhista Brasileiro incorporou o PAN (Partido dos Aposentados da Nação) e agora, mais do que nunca, é de nossa responsabilidade resguardar e cobrar o cumprimento do Estatuto do Idoso, e tudo que favoreça a conquista de uma melhor qualidade de vida aos aposentados tocantinenses.

Aproveito para homenagear a todos aqueles que nos deram a oportunidade de aqui estar, de aqui poder discutir, cobrar e buscar desenvolver e fazer cumprir as leis e regras que orientam nossa conduta enquanto cidadãos – aos nossos pais e avós, pois um país que busca reconhecimento no mundo desenvolvido deve, acima de tudo, respeitar os mais velhos.

Ou essa mudança de mentalidade começa agora, enquanto ainda somos um país jovem, ou nosso futuro estará ainda mais comprometido.

Comemoramos hoje, dia 24, o dia dos Aposentados, portanto, é fato claro e esclarecido que essas pessoas que já trabalharam um montão merecem todo o nosso apoio e respeito.

Palmas, 24 de Janeiro de 2008.

José GeraldoDeputado EstadualPresidente do PTB-TO