Deputado federal Alex Canziani recebe homenagem de universidades

PTB Notícias 10/08/2011, 10:15


“Se a Constituição do Brasil diz que cabe à União prover o ensino superior público do País, por que não temos recursos de custeio da União para manter as universidades estaduais?” Esta pergunta foi feita pelo presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) em seu discurso na homenagem que recebeu na última segunda- feira (08/08/2011), na UEL, feita pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), na Sala dos Conselhos da Universidade Estadual de Londrina.

O homenageado recebeu da reitora da UEL, Nádina Moreno, uma cópia do anteprojeto de criação do campus avançado da UEL, em Jaguapitã, atendendo solicitação do parlamentar e da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar).

Canziani cumprimentou a UEL pelos 40 anos, expressando seu orgulho por ter sido graduado em Direito na Instituição, onde também foi presidente do Centro Acadêmico.

PLACA – Como reconhecimento, o deputado recebeu uma placa em agradecimento por sua emenda parlamentar, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, que beneficia as instituições de ensino superior municipais e estaduais.

Se a emenda for sancionada pela presidente Dilma Rousseff, exigirá apenas 1% de contrapartida financeira das instituições para viabilizar projetos em parceria com a União.

Hoje este índice pode chegar até 25%, o que compromete o orçamento daquelas instituições ou inviabiliza importantes projetos.

A professora Nádina Moreno enobreceu a atitude do deputado Canziani por ter empunhado esta bandeira em defesa das instituições de ensino superior paranaenses.

E apresentou números comprovando o quanto essa emenda significará em economia para a UEL, que poderá então destinar recursos para melhorias e investimentos em outros segmentos do ensino superior.

Ela também convidou a plateia para a abertura da exposição comemorativa dos 40 anos da UEL, dia 11, no Museu Histórico.

MAIS INVESTIMENTOS – O presidente da APIESP, Alcibíades Luiz Orlando, aplaudiu a proposição do deputado Alex Canziani, beneficiando todas as universidades estaduais brasileiras e “pela iniciativa tão corajosa em benefício da Educação”.

O professor Décio Sperandio, representando o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), lembrou o tempo em que foi reitor da Universidade Estadual de Maringá por dois mandatos, e sinalizou o quanto as instituições de ensino superior necessitam de deputados com sensibilidade, visão e que se pautem por ações concretas.

Vitor Hugo Dantas, coordenador da Região Metropolitana de Londrina, representou o governador Beto Richa na cerimônia.

Ele agradeceu o deputado Canziani em nome do chefe do Executivo do Paraná e comentou que a emenda do parlamentar “pode colocar nossas instituições de ensino superior na vanguarda em investimentos científicos”.

PRESENÇAS – A homenagem da APIESP ao deputado Alex Canziani reuniu cerca de 100 pessoas, entre as quais a chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Lúcia Martins; a chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Elizabeth de Pinheiro; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Maria Onide Sardinha; o vereador londrinense José Roque Neto; e os reitores Julio Santiago Prates Filho, da UEM; Marco Aurélio Vizintin, da UNESPAR; Vitor Hugo Zanete, da Unioeste; Eduardo Menaghel Rando, da Universidade do Norte do Paraná; e Eleazar Ferreira, da Unifil; o ex-reitor da UEL, Oscar Alves, representando o Conselho Estadual de Educação; e demais representantes das instituições integrantes da ASPIESP, além de pró-reitores da UEL, diretores de Centros de Estudos, de Órgãos Suplementares da universidade.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações do site do deputado federal Alex Canziani