Deputado federal Eros Biondini apresenta o sistema APAC a autoridades

PTB Notícias 29/11/2011, 12:31


Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Acolhedoras e APAC”s da Câmara, o deputado Eros Biondini, do PTB de Minas Gerais, apresentou na última sexta-feira (25/11/2011) a autoridades políticas o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano (MG), e as APAC”s de Santa Luzia (MG) e de Pouso Alegre (MG).

Na comitiva oficial, o subsecretário de administração prisional de Minas Gerais, Dr.

Murilo Andrade; a deputada estadual Myrian Rios (RJ); o vereador Raoni Mendes, de João Pessoa (PB); o Cel.

do Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba, Fernando Chaves.

O intuito das visitas foi apresentar o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, que acolhe as detentas grávidas oferecendo assistência necessária para mães e bebês, e o sistema da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) – amparada pela constituição federal para atuar na reinserção social dos condenados – aos parlamentares que pretendem levar o exemplo do sucesso mineiro para os seus estados.

O método APAC acredita na recuperação do interno por meio de uma disciplina rígida, permeada pelo respeito mútuo, ordem, trabalho, espiritualidade e envolvimento familiar, desde que seja um desejo do mesmo.

“É impossível conhecer o sistema APAC e não acreditar na positividade deste método.

Além de dados estatísticos que comprovam que quase a totalidade dos condenados que após cumprirem pena nas APACs retomam suas vidas com dignidade e respeito ao próximo.

É visível aos olhos e ao coração que vale muito o poder público investir cada vez mais nesta alternativa penal”, afirmou o parlamentar petebista.

A APAC auxilia o poder Judiciário e Executivo na reintegração social dos condenados a penas privadas de liberdade.

Em Minas Gerais existem cerca de 26 APAC”s masculinas e femininas.

No congresso Nacional, Eros luta por melhorias no sistema e por ainda mais apoio governamental.

“As APACs têm sido prioridade no meu trabalho parlamentar e por vivenciar, de perto, a recuperação de tantos homens e mulheres é que sei que temos muito a fazer.

Juntando forças podemos muito mais”, disse Eros Biondini.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado federal Eros Biondini (PTB-MG)Foto: Tiago Alves/Site do deputado federal Eros Biondini