Deputado federal José Chaves faz discurso sobre o saneamento básico

PTB Notícias 31/10/2011, 16:55


O deputado José Chaves (PTB-PE) comentou, no Pequeno Expediente da Câmara dos Deputados, o problema de saneamento básico no país.

O discurso foi embasado no Atlas do Saneamento, divulgado pelo IBGE na semana passada.

“Os dados constantes do Atlas demonstram que o País continua a enfrentar gravíssimos (problemas) na sua infraestrutura de bem estar social”, afirmou.

José Chaves ressaltou números comparativos entre 2000 e 2008 sobre a coleta de esgotos, onde 18% da população brasileira não conta com esse item do saneamento básico e completou: “Entre os municípios, pouco mais da metade contava com o serviço de esgotamento sanitário, mas faltava em 45% deles”.

A falta de redes coletoras de esgotos, segundo o deputado, “afeta a saúde das famílias com a incidência de doenças contraídas por veiculação hídrica.

Nesse ponto, mais uma vez o Nordeste surge como mais um dado extremamente negativo, onde as internações alcançam 900 para cada 100 mil habitantes, número muito superior à media nacional (309) País”.

No fim do discurso, o parlamentar disse contar com o governo Dilma Rousseff, que através dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional, “continuará a investir no setor para que o Brasil ingresse no rol de países que apresentam os melhores padrões de bem estar social do mundo”.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações do portal do deputado federal José Chaves