Deputado Frei Valdair quer educação de trânsito nas escolas em Goiás

PTB Notícias 24/09/2009, 7:10


O deputado Frei Valdair de Jesus (PTB-GO) mostra-se preocupado com o número excessivo de acidentes de trânsito, muitas vezes com mortes.

Para minimizar a situação, ele apresentou projeto na Assembleia Legislativa de Goiás instituindo a disciplina Educação no Trânsito no currículo do ensino médio do Estado de Goiás.

De acordo com sua propositura, já aprovada preliminarmente, a Secretaria Estadual de Educação ficaria responsável pela orientação aos estabelecimentos de ensino do conteúdo de formação de condutores de veículos, tudo com a colaboração do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além de tomar providências para divulgação de textos e a distribuição do material didático correspondente.

No artigo 1º do projeto, Frei Valdair estabelece que as escolas poderão acrescentar também nos currículos do ensino médio atividades relativas à cidadania e o papel dos motoristas no trânsito.

O conteúdo inclui conhecimentos sobre legislação de trânsito, em especial o Código de Trânsito Brasileiro.

As estatísticas provam que as pesadas multas impostas pelo Código Brasileiro de Trânsito não têm surtido efeito para conter motoristas despreparados, tampouco as campanhas de conscientização.

Daí, a necessidade de se ministrar aulas de trânsito nas escolas de ensino médio, diz o deputado do PTB.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembleia Legislativa de Goiás