Deputado Freitas propõe homenagem a profissionais da Farmácia no ES

PTB Notícias 19/08/2009, 9:00


A Assembléia Legislativa do Espirito Santo realizou nesta terça-feira (18), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Farmácia, comemorado anualmente em 5 de setembro.

A homenagem foi proposta pelo Deputado Freitas (PTB), que também é dono de Farmácia.

O Parlamentar falou da dedicação dos profissionais no cuidado com a população: “Quero agradecer a presença de todos vocês, que vieram de longe, de outros municípios e até mesmo outros Estados, para participar desta solenidade.

Quero enaltecer o aspecto mais valioso desta profissão maravilhosa, que tem atuação presente na vida das pessoas, sempre com dedicação na assistência à saúde”, dissse.

A ciência farmacêutica é conhecida há séculos, pois chineses e egípcios fabricavam remédios e fórmulas de extratos de plantas para fins terapêuticos.

A atividade farmacêutica foi regulamentada na década de 60 com o objetivo de atuar na manipulação de substâncias que podem ser utilizadas como remédios, cosméticos e alimentos.

Cabe ao profissional de Farmácia registrar e testar novos medicamentos e cuidar do funcionamento e do atendimento ao público.

Foram homenageadas 70 pessoas ligadas ao ramo, com diplomas e placas alusivas à data.

O farmacêutico Adécio João Marquezini recebeu a Comenda “Roberto Arnizaut Silvares”, honraria concedida pela Ales a profissionais e empresários que se destacam na promoção da saúde da população.

Estima-se que no Brasil existam atualmente mais de 50 mil farmácias.

O País está entre os cinco maiores consumidores de medicamentos no mundo.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembleia Legislativa do Espírito Santo