Deputado Geraldo Colho relembra trajetória política de Zé Coelho

PTB Notícias 31/05/2007, 15:58


O deputado estadual Geraldo Coelho (PTB/PE) lamentou, nesa quarta-feira (30/05) a morte de seu irmão, o ex-senador José de Souza Coelho (DEM/PE), falecido no último dia 19.

O parlamentar petebista relembrou a trajetória política de Zé Coelho, como era conhecido, que foi o primeiro político da família Coelho e exerceu mandatos de vereador, prefeito, até chegar ao Senado Federal”A história dos Coelhos merece ser registrada nesta Casa, pois foi relevante para o desenvolvimento de Pernambuco”, enfatizou Geraldo.

Na década de 50, antes de José Coelho se candidatar à Prefeitura de Petrolina, no Sertão, onde permaneceu por dois mandatos, a cidade possuía 20 mil habitantes e começava a crescer.

No entanto, o deputado da Alepe ressaltou que o município ainda não tinha vias de acesso ao Recife, nem mesmo estradas de terra.

De acordo com o petebista, na tentativa de solucionar os problemas daquela cidade por meio da política, a candidatura de José Coelho foi lançada.

“Administrador por formação, meu irmão demonstrou vocações política e administrativa com a construção de pequenas barragens, aberturas de cacimbas, construção de uma vila popular, instalação dos Bancos do Nordeste e do antigo Bandepe, além da criação da Faculdade de Formação de Professores, vinculada à Universidade de Pernambuco (UPE)”, enfatizou.

Aos 84 anos, José Coelho foi vítima de enfarte provocado por hipotensão arterial quando se recuperava de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Geraldo Coelho agradeceu a presença dos parlamentares no sepultamento e o minuto de silêncio, sugerido pelo 1º vice-presidente da Alepe, Izaías Régis (PTB), na semana passada.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do DOE/PE)