Deputado Jeferson Alves denuncia más condições de vicinais que prejudicam o pequeno agricultor

PTB Notícias 22/04/2021, 12:27


Imagem

Em sessão plenária realizada na quarta-feira, 21 de abril, na Assembleia Legislativa de Roraima, o deputado estadual Jeferson Alves denunciou a situação precária de vicinais do interior do estado. Ele afirmou que a situação das estradas se tornou crítica no período chuvoso, o que prejudica o escoamento da produção, e consequentemente, a economia local.

Em visita recente ao interior, o deputado se mostrou preocupado com a população que depende dessas vias, em especial, com a situação da vicinal 34, no município de Rorainópolis. Ao longo da estrada existem lotes da agricultura familiar, que tem sofrido com o isolamento agravado com as fortes chuvas.

Jefferson afirmou que existe uma promessa do Executivo para sanar o problema na qual o governador garantiu que antes que essas chuvas chegassem, seria feito um paliativo e a população não ficaria ilhada. Contudo, segundo o parlamentar, isso não  aconteceu e, hoje, por trás dessa vicinal, existem mais de 40 lotes da agricultura familiar praticamente ilhados e isolados.

O deputado ressaltou que o problema não é pontual, pois encontrou situações semelhantes em outras vicinais do estado. A preocupação é que, com o inverno, é provável que os moradores dessas regiões também fiquem isolados.

Jeferson Alves cobrou do Governo atenção a esses pequenos agricultores do interior, e ressaltou que quando a agricultura familiar não pode ser escoada, devido as vicinais intrafegáveis, a cadeia econômica local é também afetada.

“Eu estive andando nos comércios de Rorainópolis e lá eu pude notar a aflição dos comerciantes, pois você não tem condições de gerar economia através da agricultura familiar, que fomenta o dinheiro daquele município. E muitos comerciantes me relataram que estão fechando, perdendo postos de trabalho”, afirmou.

O parlamentar ressaltou sobre a responsabilidade das vicinais com relação a esses assentamentos, porém enfatizou que enquanto se discute de quem é a culpa, e o Governo não atua, é o pequeno agricultor que fica desassistido. 

Fonte: Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR)
Foto: Jader Souza e Marley Lima