Deputado João Lyra pede a aprovação da criação da Secretaria da MPEs

PTB Notícias 13/04/2011, 19:29


O deputado federal João Lyra, do PTB de Alagoas, em discurso no Plenário da Câmara nesta terça-feira (12/04/2011), destacou a importância da ratificação do Projeto de Lei n° 865, deste ano, em tramitação no Congresso Nacional, que visa à criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Segundo o parlamentar, o eixo central da nova política para as MPEs é a instituição da pasta, “outro instrumento da maior importância para o setor em nosso país”.

“Por isso, a criação [da Secretaria] constitui um passo adiante para se alcançar um Estado mais justo e socialmente menos desigual”, afirmou o deputado federal, salientando que, nos termos da proposta, a secretaria concentrará parte das atuais tarefas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

“Tendo, pois, nesse contexto, condições de consolidar a valorização das MPEs no país e o seu papel na criação de emprego e renda, além de aumentar sua participação no PIB nacional.

“O petebista alagoano acredita que esse segmento empresarial romperá as barreiras para obter novos indicadores de atividade dentro do país e, inclusive, imprimir presteza e eficiência à pauta das exportações brasileiras.

No entanto, as conquistas, segundo prevê João Lyra, só serão alcançadas com o rápido avanço tecnológico, sendo as Micros e Pequenas Empresas a protagonista na inovação desse ramo de conhecimento científico, para se atingir níveis que impulsionaram o progresso econômico de países da União Européia, Japão, Índia e dos Estados Unidos.

“E, em um mundo globalizado, quem se renova e cresce tecnologicamente, domina mercados e chega mais cedo ao desenvolvimento pleno e ao progresso econômico”, frisou o deputado.

“É nesse sentido que a aprovação do Projeto Lei n° 865, nos termos encaminhados pela presidente Dilma Rousseff, será fundamental para a abertura de novos caminhos para as MPEs.

“Agência Trabalhista de Notícias (Felipe Menezes)