Deputado José Geraldo quer fonoaudiologia preventiva nas escolas públicas

PTB Notícias 16/12/2008, 15:17


O deputado estadual José Geraldo (PTB/TO) apresentou, durante sessão ordinária, um requerimento solicitando a criação do Serviço de Fonoaudiologia Preventiva, dentro das unidades de ensino, destinado a beneficiar os alunos das escolas públicas do Tocantins.

O objetivo do projeto é criar uma estrutura médica visando detectar deficiências auditivas antes que estas afetem o processo de aprendizagem dos alunos.

“Uma criança com dificuldades de articulação de sons dentro de uma sala de aula pode ser abalada em sua auto-estima, em virtude de um problema que pode ser facilmente resolvido”, explicou o petebista.

O parlamentar ainda lembrou que são comuns os casos de educando com deficiências auditivas não detectadas terem seu processo de aprendizado comprometido, sendo taxados de “atrasado” ou de inteligência abaixo da média, quando na verdade a causa pode estar relacionada com problema de audição não detectado.

José Geraldo chamou a atenção para a relevância do trabalho em favor da saúde pública no Estado.

“A fonaudiologia é imprescindível dentro das unidades escolares e também de vital importância beneficiando dessa forma educadores e educando” finalizou José Geraldo.

Agência Trabalhista de Notícias