Deputado José Sperotto participa de mobilização pela lavoura de arroz

PTB Notícias 24/06/2011, 9:50

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado estaduaL petebista José Sperotto (PTB) participou na última terça-feira (21/06/2011) da Mobilização Política em Defesa da Lavoura de Arroz, promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), no Solar dos Câmara, na sede do Parlamento gaúcho.

Sperotto afirmou mais uma vez que está do lado dos produtores de Arroz, “Conheço o problema.

O arrozeiro não pode mais ser sacrificado.

Temos que “destampar a panela do arroz” e mostrar finalmente que quem ganha não é o produtor e nem o consumidor.

Sou a favor de uma CPI do Arroz”, finaliza o parlamentar.

De acordo com o presidente da Federarroz, Renato Rocha, a intenção do movimento é a reunião dos parlamentares estaduais, federais, prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores, além de lideranças setoriais dos municípios arrozeiros em torno da pauta de reivindicações do setor orizícola.

Durante o encontro, foram apresentadas as pautas de reivindicação do setor.

aos governos federal e estadual: Federal 1) Adiamento do vencimento dos financiamentos agrícolas com vencimento em 2011.

2) Utilizar mecanismo que alcance prêmio direto ao produtor, entre a diferença do mercado e o preço mínimo;3) Manter o pacote anunciado em 9 de junho, com 1,2 milhões de toneladas em AGF.

4) Compensar os produtores de arroz pelas assimetrias do Mercosul.

5) Agilizar o escoamento da doação das 500 mil toneladas de arroz.

Estadual1) Equalizar a pauta do arroz, casca e beneficiado, em consonância com o valor de mercado.

2) Aplicação das Leis fitossanitárias e tributárias em vigor.

3) Propor a equalização do ICMS do Arroz em todos Estados.

4) Incentivar a exportação dos excedentes.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil e conta hoje com cerca de 18 mil produtores, distribuídos em 143 municípios.

fonte: site do PTB – RS