Deputado Jurandir Maciel busca modelo para o ensino profissional do RS

PTB Notícias 16/07/2013, 7:26


O deputado estadual Jurandir Maciel (PTB-RS) esteve em Mato Grosso do Sul para buscar experiências que possam ser usadas na construção de uma política pública própria para o ensino profissional gaúcho.

Durante a viagem, ocorrida nos dias 11 e 12 de julho, conheceu os trabalhos da Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A incubadora é referência em projetos de agroecologia e de tecnologias sociais.

“A universidade não trabalha apenas no preparo dos alunos ao mercado de trabalho, mas faz com que eles desenvolvam, ainda dentro do campus, projetos de inovação que compactuem com a comunidade, como é o caso da economia solidária e dos assentamentos rurais.

É neste tipo de modelo que o nosso estado precisa se espelhar,” ressalta o parlamentar.

Ele destacou ainda que uma das ações que mais lhe chamou atenção foi a integração entre os ensinos superior e médio.

A UFGD oferece bolsas de um ano para alunos do ensino médio, na qual o estudante participa da vida acadêmica e das atividades de campo que são realizadas na cidade de Dourados.

“Esta experiência fortalece o projeto de lei Divisão Verde que vou apresentar na Assembleia Legislativa.

A proposta vai inserir universidades e escolas de ensino fundamental e médio em pesquisas de campo sobre preservação de mananciais d’água, tratamento de esgoto e resíduos sólidos”, completou Jurandir Maciel.

Na oportunidade, o deputado representou a Comissão Especial do Ensino Profissionalizante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, da qual é vice-presidente.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul