Deputado Lara participa do 1° Congresso de Direito da ULBRA Guaíba

PTB Notícias 10/05/2016, 8:39


O deputado Luís Augusto Lara (PTB-RS) participou, na quarta-feira (04/05/16), do 1° Congresso de Direito realizado na sede do campus da Ulbra, em Guaíba.

Com a temática “Mediação e Despedidas em Massa”, o deputado, ex-secretário estadual do trabalho, juntamente com o ex-juiz do TRT, Dr.

Carlos Alberto Lontra, puderam palestrar sobre suas experiências em casos que envolveram a temática.

Em seu pronunciamento, Dr.

Lontra trouxe casos em que atuou que envolviam demissões em massa e que puderam ser resolvidos através da medição, minimizando o impacto para os trabalhadores e a comunidade envolvida.

Entre os exemplos, o caso do frigorífico Marfrig onde foi possível evitar a demissão de 620 trabalhadores, mantendo 50% das vagas, deslocando parte para outra filial e com a elaboração de um plano de demissão voluntária.

Conforme Lara, esses casos foram relevantes para exemplificar a importância que a mediação tem, onde através do diálogo e da articulação é possível resolver os impasses, sem que seja necessário optar por caminhos mais longos.

O parlamentar ainda ressaltou que a prática dolosa é comum entre grandes empresas, quando ao finalizarem seus trabalhos, deixam o trabalhador desamparado e causam grande impacto social na comunidade.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da bancada do PTB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do SulFoto: Divulgação/Assessoria