Deputado Luís Augusto Lara quer discutir impasse do RS com hospitais

PTB Notícias 19/02/2015, 8:27

O deputado Luís Augusto Lara (PTB-RS) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, na sessão plenária desta quarta-feira (18/02) para manifestar sua preocupação com o atraso no pagamento de recursos da saúde, por parte do governo do Estado, aos hospitais dos municípios de Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Pelotas.

Lara solicitou ainda uma audiência com o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, para discutir e, se possível, planejar o parcelamento das dívidas.

Na ocasião, o parlamentar destacou que o município de Bagé tem R$ 4 milhões a receber dos repasses do Estado e que o atraso deve, nos próximos dias, ocasionar o fechamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com vários pontos de acolhimento.

Ele lembrou ainda que muitos gestores dos hospitais já estão pedindo empréstimo a bancos para poder saldar a folha de pagamento dos funcionários.

Conforme informações divulgadas na imprensa, os recursos estão em atraso desde novembro/dezembro de 2014, sendo que somente uma parte do mês de janeiro já foi paga.

“Tem coisas que, mesmo que a gente não consiga resolver na administração pública, precisa ter a coragem e a dignidade de chamar as pessoas, buscar um diálogo, quem sabe expor a situação e propor algum tipo de horizonte.

Porque no dia de hoje tem hospital onde os seus gestores estão tirando empréstimos.

Sabemos que não pode haver milagre, mas precisamos discutir, planejar, quem sabe parcelar.

O que não podemos é não discutir o dia a dia da vida das pessoas que sofrem na fila de hospitais” concluiu o petebista.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul Foto: Kika Rauber