Deputado Luiz Marinho requer informações sobre falta de medicamentos

PTB Notícias 22/02/2011, 6:48

A falta de medicamentos de alto custo na Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso para atender a população levou o deputado Luiz Marinho (PTB) à apresentar requerimento de informação na Assembleia Legislativa.

No requerimento, direcionado ao secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, o parlamentar petebista afirma que é de responsabilidade do órgão adquirir os recursos que se destinam a distribuição dos remédios, bem como é de competência e atribuição fornecer os medicamentos gratuitamente para as pessoas portadoras de doença crônica a assistência.

De acordo com Constituição Federal da República, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

“O secretário não pode mostrar indiferença ao problema de saúde que a população esta sofrendo por falta de medicamentos.

São meses e meses de espera, tempo suficiente para desencadear complicações de saúde, inclusive com risco de morte”, disse.

O Deputado Marinho questiona qual o motivo que da falta de medicamentos; fornecimento da lista de medicamentos; qual o montante de medicamentos e a quantidade das pessoas beneficiadas; quais os critérios e controle de distribuição, além informações sobre a previsão de normalização do processo de distribuição.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso