Deputado Marcelo Moraes comenta passe livre para transporte fretado

PTB Notícias 14/08/2013, 7:07

Entregue pelo Executivo à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na terça-feira (13/8/2013), o projeto de lei que institui o Passe Livre Estudantil contempla a sugestão do deputado Marcelo Moraes (PTB).

Primeiro porque estendeu o benefício aos estudantes de todas as regiões do estado, e segundo porque incluíram no Passe Livre os estudantes que utilizam o transporte fretado para se deslocarem às salas de aula.

Porém, a proposta do governo condiciona, em 1,5 salário mínimo, a renda per capita familiar do aluno, que terá de comprovar a frequência escolar para fazer jus ao subsídio do transporte.

O parlamentar do PTB havia apresentado emenda ao projeto original do Executivo, destacando a necessidade de estender o passe livre a todos os estudantes do estado e inclusive àqueles que só contam com transporte não regular, acolhendo sugestões consolidadas em reuniões com estudantes e representantes de transportadoras do interior.

Ontem à tarde, após analisar a nova proposta, Moraes comentou as alterações.

“A grande maioria dos estudantes do estado não dispõe de uma linha de ônibus regular, os estudantes acabam usando os fretados, o que dói no bolso dos alunos e ainda colabora para a evasão escolar.

O governo atento às mobilizações estudantis, aderiu à proposta de emenda”, disse.

Segundo ele, a maioria dos estudantes gaúchos frequenta aulas em outras cidades e não vinha sendo contemplada no transporte escolar.

A adoção do passe livre para esse grupo também irá colaborar para diminuir os índices de evasão escolar.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Marcelo Moraes (PTB-RS)