Deputado Marcelo Moraes discursa em ato do Dia do Produtor do Tabaco

PTB Notícias 29/10/2014, 8:07


O deputado estadual Marcelo Moraes (PTB-RS) esteve em Canoinhas (SC), na terça-feira (28/10/2014), prestigiando as comemorações do Dia do Produtor de Tabaco.

As atividades ocorreram no Centro de Eventos A Firma e incluíram depoimentos de produtores, representantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), além de homenagens e apresentações artísticas.

Segundo o Sinditabaco, Canoinhas é o maior município catarinense produtor de tabaco.

“Parabéns, fumicultores, pelo seu dia! Vocês têm nossa admiração e nosso respeito e vamos continuar em favor deste trabalho digno que é uma das maiores economias do estado”, destacou Marcelo em seu pronunciamento.

Os 165 mil produtores no Brasil foram destaque recorrente no evento, apontando que 87 mil desse total estão no Rio Grande Sul, chegando a mais de 30 mil trabalhadores nas indústrias.

“Isso se dá devido à força da produção nos municípios da região, o que torna a economia do Estado mais forte”, disse o parlamentar.

O Rio Grande do Sul foi o pioneiro na oficialização da data por meio da Lei 14.

208/2013, e o primeiro evento comemorativo foi realizado ano passado em Santa Cruz do Sul, em 28 de outubro, com a presença de mais de mil fumicultores gaúchos.

Além do prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria, estiveram presentes ao ato de comemoração ao Dia do Produtor os representantes da Afubra, Benício Albano Werner e Romeu Schneider, e Iro Schünke, do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco).

Ainda, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador João Grein (PT), e o secretário de Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, e diversos agricultores e produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Marcelo Moraes (PTB-RS) Foto: Divulgação/Assessoria