Deputado Marcus Vinícius quer centro de convenções em Petrópolis (RJ)

PTB Notícias 10/04/2012, 8:17


O deputado estadual Marcus Vinícius (PTB-RJ) quer que o município de Petrópolis seja incluída no rol de cidades do interior que receberão verbas para a construção de centros de convenções.

Na última semana, a Secretaria estadual de Turismo anunciou a instalação das estruturas nas cidades de Paraty, Nova Friburgo e Cabo Frio.

Ainda que Petrópolis tenha sido contemplada com recursos do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) para outras ações, Marcus Vinícius aponta que uma estrutura destinada a grandes eventos é essencial para a cidade.

Um centro de convenções, com lotação de 2 mil pessoas a cada final de semana, pode injetar R$ 10 milhões mensais na economia do município.

“Às vésperas de eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, Petrópolis está em um momento crucial para o setor: ou crescemos ou ficaremos para trás”, afirma Marcus Vinícius.

Um centro de convenções em Petrópolis é uma antiga reivindicação do setor de turismo.

Hoje, a cidade possui hotéis e pousadas que investiram em centros de negócios de pequenos e médio portes.

Um espaço com capacidade para mais de mil pessoas se tornou inviável após a transferência do Palácio Quitandinha ao SESC e a interrupção desse tipo de serviço no local.

O deputado Marcus Vinícius revela que já apresentou indicações e emendas aprovadas no orçamento do Estado para 2012 prevendo um centro de convenções.

“A reurbanização da Rua Teresa, um projeto do Estado incluído no Prodetur, é um passo importante, mas ainda é pouco para uma cidade de médio porte onde boa parte de sua economia está calcada no turismo”.

O parlamentar quer que o governo do Estado ajude a prefeitura a desenvolver um projeto para a construção do centro de convenções.

O governo federal garantiu à Petrópolis recursos de R$ 540 mil para a elaboração de um estudo de viabilidade do centro de convenções com capacidade para receber entre 1.

700 e 2 mil pessoas, além de uma arena multiuso.

“a verba tem de ser bem empregada e, rapidamente, para que o projeto se torne realidade”, finaliza o Deputado.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Diário de Petrópolis