Deputado Maurício Dziedricki conhece projetos sociais de Belém (PA)

PTB Notícias 17/05/2016, 8:29


O deputado estadual Maurício Dziedricki (PTB-RS), viajou, na última semana, para Belém, capital do Estado do Pará.

Em missão pela Assembleia Legislativa, o parlamentar conheceu os projetos sociais desenvolvidos pelo Hospital Oftalmológico Dra.

Cynthia Charone.

A médica Cynthia, responsável pelas atividades, desenvolve dois projetos voltados para a terceira idade: o Vitalidade e o Viver Bem.

O Vitalidade, que atende a 3.

700 idosos, iniciou em 2012, em parceria com o Governo do Estado, através do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep).

A ideia é estimular bons hábitos alimentares, a prática de atividades saudáveis e o controle dos níveis de pressão arterial e de glicose.

Para isso, os idosos contam com o acompanhamento de geriatras, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

O Viver Bem, que já está com cerca de dez convênios para atendimento integral ao idoso, é uma referência em atendimento a terceira idade com corpo clínico especializado pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

Segundo Cynthia, o projeto proporciona qualidade de vida aos participantes: “”Eles têm muitas perdas.

Muitos chegam aqui em cadeira de rodas, impossibilitados de se locomoverem e saem daqui reabilitados.

Profissionalmente isso é muito gratificante, o programa é fantástico.

Como pessoa e como cristã é uma das coisas mais emocionantes da minha vida, porque eu também me torno responsável por tudo aquilo que eles reconquistaram na vida deles”.

O objetivo do deputado é implantar o mesmo tipo de projeto no Rio Grande do Sul, que não possui uma política social eficiente para os idosos: “Somente em Porto Alegre temos 15% da população com mais de 60 anos”, frisou.

Dziedricki destacou que a Unidade Móvel de Atendimento Odontológico garante que as pessoas recebam atenção adequada e leva cidadania aos mais carentes: “Muita da população idosa do nosso Estado sofre com diabetes, glaucoma, carne crescida e catarata, que são males que prejudicam a visão.

Precisamos pensar como mudar isto e devolver a capacidade de visão aos nossos idosos”.

Na oportunidade, Dziedricki ainda salientou que o sucesso das atividades deve-se ao empenho e dedicação da doutora Cynthia Charone: “As parcerias entre Governo e sociedade estão dando certo e garantindo benefícios para as comunidades, isso só é possível pelo trabalho de pessoas como a doutora Cynthia, que deixam de cuidar de suas vidas e dedicam o seu carinho para atender a quem mais precisa”.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da bancada do PTB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do SulFoto: Divulgação/Assessoria