Deputado Narcizo Parisotto receberá medalha de honra ao mérito

PTB Notícias 18/03/2010, 17:46


O deputado estadual Narcizo Parisotto (PTB/SC) receberá, nesta segunda-feira (21/03), o Título de Cidadão Honorário por sua trajetória política e religiosa em favor da Sociedade Chapecoense.

A sessão solene será realizada às 19 horas na Câmara Municipal de Vereadores.

A homenagem foi aprovada por meio de requerimento do vereador Ildo Antonini (PTB/SC) e, de acordo com o propositor, retrata a história de luta e de atuação de um líder que luta e vislumbra ações para modificar as relações sociais com uma sociedade onde convivem e se relacionam fraternalmente crianças e adolescentes, jovens e adultos, homens e mulheres, negros e brancos, grupos étnicos e raciais, reconhecendo-se e respeitando-se mutuamente na diversidade que os distingue.

Como parlamentar Narcizo Parisotto atua na defesa da família, da moral e de ações sociais através de projetos com conteúdos e atividades relativas à cidadania e ao papel do cidadão, sendo também Presidente Estadual e Membro da Executiva Nacional do PTB.

Na sua missão evangélica preside a Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado distribuídas em todo território catarinense, além de exercer seu ministério como pastor da maior Igreja Quadrangular do Estado, em Chapecó, e da Igreja Sede de Florianópolis.

HISTÓRICONarcizo Parisotto nasceu em 08 de fevereiro de 1945, na cidade de Concórdia.

Em maio de 1980, após trajetória religiosa no Estado do Paraná e também em outros municípios do Estado de Santa Catarina Parisotto regressou a como Pastor titular na cidade de Chapecó.

Sua capacidade notória e trabalho incansável, fez com que fosse nomeado Supervisor da Igreja Quadrangular nos 3 estados do Sul.

Quando chegou ao Estado a IEQ possuía em torno de 70 Igrejas, em 4 campos Missionários, no ano 2000 foi eleito como Presidente do Conselho Estadual de Diretores da Igreja tendo sido reeleito em 2005 e novamente reeleito em 2009 com 98% dos votos para o cargo que ocupa até hoje tendo no ano passado inaugurado a sede administrativa própria em Florianópolis.

A IEQ atualmente está em 255 municípios catarinenses, divididos em 32 grandes regiões eclesiásticas, que abrangem todo o Estado, com mais de 3 mil Pastores em cerca de 600 Igrejas estabelecidas, que somadas as Congregações e pontos de pregação chegam a mais de 2.

000 portas abertas para atender os catarinenses.

– Em 1986, Parisotto, incentivado pela Igreja, que queria ter um constituinte, candidatou-se a Deputado Federal, mas não logrou êxito, faltando cerca de 2.

000 votos para ser eleito.

– Em 1988 foi o vereador mais votado no Município de Chapecó.

Em 1990 fez 11.

280 votos para Dep.

Estadual, ficando suplente.

– Em 1992 foi reeleito vereador em Chapecó, destacando-se pela sua atuação em prol da sociedade, tendo sido presidente da Comissão de Justiça e da Comissão Especial que elaborou a Lei Orgânica do Município de Chapecó.

Foi vice presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó assumindo por várias vezes a presidência desta casa.

– Em 1994 fez 17.

272 votos para Dep.

Estadual, ficando na 1ª suplência e assumindo como titular em agosto de 1996.

– Em 1998 reelegeu-se Deputado Estadual com 27.

335 votos.

– Em 2002 reeleito com 35.

664 votos.

– Em 2006 foi reeleito para o atual mandato.

Como Deputado Estadual, Parisotto participou de diversas comissões como:Constituição e Justiça, Agricultura e Política Rural, Finanças e Tributação, Segurança Pública, Ética e Decoro Parlamentar, Trabalho, Administração e Serviço Público, Saúde e Direitos Humanos, atualmente participa das Comissões de Relacionamento Institucional, Comunicação e Mercosul e Turismo e Meio Ambiente.

Uma de suas marcas é sua preocupação com a saúde e o social, foi o criador da primeira casa do interior na Capital, um local onde os menos favorecidos de todo o Estado, que necessitam de tratamento de saúde na Capital, encontram hospedagem e transporte gratuitos, sendo que já são mais de 15 mil pessoas atendidas.

Conseguiu a liberação de recursos para mais de 50 Entidades filantrópicas e assistenciais, desde creches, até casas de recuperação de dependentes químicos, tendo grafado sua marca como grande defensor da ação social e cidadania no Estado.

Teve centenas de solicitações atendidas no governo estadual em prol do cidadão.

Na região Oeste teve inúmeras solicitações atendidas através das Secretarias pertinentes, no repasse de recursos a diversos municípios do oeste Catarinense, em vários convênios e atuação decisiva em muitas obras que vieram para o Oeste como as diversas solicitações para melhorias no Hospital Regional de Chapecó, Hospital de São Lourenço do Oeste, Campus da UDESC na Região Oeste, apoio na luta para instalação da delegacia da mulher em Chapecó, ampliação e reforma do Estádio Regional Índio Condá e diversas solicitações para melhorias na pavimentação nas rodovias do oeste, tendo participação decisiva em todas as grandes e pequenas obras realizadas pelos governos do estado em Chapecó.

Continua intercedendo para regionalização do Hospital Materno Infantil, para a permanência da Câmara Especial Regional do Tribunal de Justiça em Chapecó, na luta para ampliação da UDESC na região Oeste com abertura do curso de medicina em Chapecó.

É autor da Lei 11.

697/2001, que proíbe venda de cigarros a menores de 18 anos.

Lei 12.

571/2003, que proibiu o cheque caução nos Hospitais catarinenses e que tornou-se lei federal.

Lei 12.

948/2004, que proíbe venda e consumo de bebidas alcoólicas nas escolas públicas e privadas do Estado.

Lei 14.

071/2007, que reconhece o Município de Chapecó como capital catarinense de eventos de negócios.

Lei 14.

458/2008, que dispõe sobre o ressarcimento da cobrança prévia de taxa para cadastro de currículo em agencias de emprego, inclusive as virtuais.

Lei 14.

514/2008, que autoriza a inclusão de conteúdos de cidadania e noções de trânsito no currículo das escolas de ensino médio.

Participou na aplicação da lei que garante e regulamenta o acesso de ministros religiosos aos Hospitais e presídios.

Atualmente preside o PTB – Partido Trabalhista Brasileiro em Santa Catarina.

Atua também desde 1997 na área religiosa e social na Capital, onde em 2006 recebeu o título de cidadão honorário de Florianópolis.

Em Chapecó construiu em 1983 e ampliou em 2006 aquela que tornou-se a maior IEQ do Estado com capacidade para 1.

500 pessoas; em parceria com os Pastores a cidade conta hoje com 31 Igrejas.

Parisotto também iniciou o Instituto Bíblico Quadrangular em 1988, onde foi Professor de Teologia, daquele que mais tarde viria a ser o Instituto Teológico Quadrangular.

Investindo na Educação, construiu em 2008 o prédio onde funciona atualmente a Faculdade Teológica Quadrangular – FATEQ.

Mantém também um grande trabalho de ação social junto à Igreja, atendendo a centenas de famílias semanalmente.

Apresentador de programas de rádio na cidade desde 1 de março de 1980 quando iniciou na Rádio Super Condá AM 610, a mais de 30 anos, homem de televisão a mais de 20 anos.

Sempre trabalhando na área religiosa e assistencial, já foi agraciado por Entidades e segmentos sociais com mais de 50 prêmios de distinção por serviços prestados como homem do povo, político e religioso.

Seu trabalho na vida pública é exemplo de honestidade e cidadania.

Parisotto é um visionário, futurista, sabedor das dificuldades do povo carente e conhecedor do grande papel religioso e social das Igrejas no auxílio as necessidades humanas.