Deputado Nelson Marquezelli faz homenagem ao Dia do Veterinário

PTB Notícias 12/09/2009, 10:17

O Deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) em discurso no Plenário, homenageou os veterinários brasileiros pelo transcurso do Dia do Veterinário, comemorado no dia 9 de setembro.

“Foi nosso saudoso Presidente Getúlio Vargas, que instituiu no dia 9 de setembro de 1933, através de decreto presidencial, a normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão em território brasileiro.

Por este fato, o dia 9 de setembro passou a valer como o Dia do Veterinário, apesar de as escolas de veterinária já existirem no Brasil desde 1910″, explicou Marquezelli.

“A sociedade brasileira precisa saber da importância do veterinário na saúde pública, assim como a sua capacidade e sua competência.

Os veterinários estão envolvidos diretamente com a geração de riquezas, com o PIB brasileiro, pois grande parte dessa contribuição vem da pecuária.

Os profissionais da medicina veterinária também são responsáveis diretos pela produção de alimentos de origem animal, pela comercialização e pela saúde pública.

Vale ressaltar que o Brasil ocupa posição privilegiada como exportador de carnes, o que não seria possível sem a presença deste profissional”, disse o Deputado do PTB.

“Nossos veterinários têm a importante função de assegurar a qualidade, a quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos – tais como carne, ovos, leite, couro – assim como sua distribuição, venda e preparo.

Também é de primordial importância a medicina veterinária de prevenção e tratamento de doenças dos animais domésticos.

Por tudo isso, tenho grande reconhecimento pela categoria e felicito a todos os veterinários espalhados pelo nosso país pelo seu honroso trabalho em prol da sociedade brasileira”, finalizou o Parlamentar petebista.

* Agência Trabalhista de Notícias