Deputado Nilton Capixaba cobra melhorias nos aeroportos de Rondônia

PTB Notícias 23/09/2013, 7:10


A situação dos aeroportos de Rondônia foi discutida na última semana em Brasília com o ministro de Aviação Civil, Moreira Franco.

A bancada federal, coordenada pelo deputado Nilton Capixaba (PTB), manteve audiência reivindicando prioridades para os aeroportos do interior do estado.

O governo federal anunciou em agosto último que estaria investindo mais de R$ 83 milhões na melhoria dos aeroportos do interior do país.

“Rondônia é um estado ainda em franco desenvolvimento, e a aviação civil é fundamental para a garantia de economia forte e sustentável”, disse Capixaba.

O ministro Moreira Franco argumentou que já foram contratadas empresas especializadas em projetos, para acelerar o processo de revitalização dos aeroportos do interior.

Até o próximo mês de outubro os trabalhos estarão concluídos e as obras, iniciadas antes do final do ano.

Foi assegurado aos membros da bancada federal, pelo ministro, a construção da nova pista do Aeroporto José Coleto, de Ji-Paraná.

A pista atual, que está sendo recuperada, será utilizada como área de taxiamento e o terminal de passageiros ampliado.

O aeroporto Capital do Café de Cacoal, que está em funcionamento após anos de luta, também receberá melhorias, segundo Capixaba.

“O ministro afirmou que serão instalados os equipamentos de navegação, a estação meteorológica e o terminal de passageiros reformado e ampliado, para atender a demanda que é crescente”, explicou o deputado.

Outro compromisso assumido pelo ministro Moreira Franco atende o Aeroporto Brigadeiro Camarão, de Vilhena.

Além de ampliação do Terminal de Passageiros serão instalados equipamentos de segurança (câmeras e raios X).

A bancada federal de Rondônia também tratou no Ministério de Aviação Civil de investimentos nos aeroportos de Pimenteiras (pavimentação da pista e terminal de passageiros), de Costa Marques (pista e terminal de passageiros), Guajará-Mirim (recuperação da pista, construção do terminal de passageiros e balizamento noturno), Ariquemes (pista pavimentada e terminal de passageiros) e Rolim de Moura (pista e terminal e passageiros).

Além de Capixaba estiveram na audiência o senador Ivo Cassol (PP) e os deputados Anselmo de Jesus (PT), Carlos Magno (PP), Marinha Raupp (PMDB), Marcos Rogério (PDT) e Padre Ton (PT).

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Rondônia Dinâmica