Deputado Nilton Capixaba participa de encontro Brasil e Reino Unido

PTB Notícias 17/08/2013, 6:21


O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) e o superintendente federal da Agricultura em Rondônia Valterlins Calaça estiveram com o ministro da Agricultura Antônio Andrade, na última quarta-feira (14/08) participando do lançamento do projeto de cooperação entre Brasil e Reino Unido, “Agricultura Sustentável para o Desenvolvimento Rural”.

O encontro foi realizado no auditório da Embrapa, em Brasília, e teve como objetivo promover o desenvolvimento sustentável na área rural, através do sistema de cooperação.

O programa visa recuperar em 4 anos 41.

560 hectares de áreas degradadas em sete estados nos Biomas Amazônia e Mata Atlântica.

A meta é atingir 3.

710 propriedades rurais.

Para o deputado Nilton Capixaba, o projeto é da maior importância para o setor produtivo do País.

“Usando tecnologia de ponta, o produtor rural produz mais em espaço menor, além da garantia de produtos de qualidade”, explicou.

Outro ponto importante, segundo Capixaba está relacionado ao meio ambiente.

“Produzindo com qualidade e em quantidade utilizando áreas menores, para se evitar o êxodo rural, além do desmate de novas áreas com sérios prejuízos ao meio ambiente”, argumentou o parlamentar.

O projeto é desenvolvido em cooperação entre o ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), governo do Brasil, Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e dos Assuntos Rurais (Defra) e do Governo do Reino Unido.

A efetivação técnica está a cargo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid).

O deputado Capixaba e o superintendente da Agricultura Valterlins Calaça trataram com o ministro Antônio Andrade, assunto já discutido, com a participação da bancada federal em julho último.

O parlamentar é coordenador da bancada e foi reivindicada, na ocasião, a construção de armazém para o município de Cerejeiras, no Cone Sul.

A região é um dos fortes polos produtores de grãos (soja e milho) do Estado.

A construção do armazém no município atenderá a região com eficiência, porque está em ponto estratégico.

“Rondônia é hoje um forte produtor de grãos e com futuro promissor para em breve se tornar um dos mais importantes da região Amazônica”, afirmou o deputado Nilton Capixaba.

Também participaram do encontro na capital federal o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, e a representante no Brasil do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Daniela Carrera.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Rondônia Dinâmica