Deputado Nilton Capixaba presta homenagem à ex-prefeita de Rio Crespo (RO)

PTB Notícias 9/03/2012, 7:25


Em discurso registrado na Câmara Federal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, 8/3, o deputado Nilton Capixaba (PTB-RO) destacou o trabalho da ex-deputada federal Rita Furtado e da ex-prefeita Rio Crespo, Ediane Moreira.

“A deputada e jornalista Rita Furtado foi a primeira mulher de Rondônia a ocupar a bancada feminina na Câmara Federal, em 1982.

Rita Furtado faleceu ano passado e aqui presto uma homenagem a ela”, destacou.

O deputado também lembrou da ex-prefeita de Rio Crespo, Ediane Maria Moreira, “uma batalhadora e que combatia a injustiça olhando pela classe menos favorecida”.

Ele acrescentou que as mulheres estão a cada dia ocupando seu espaço em postos de trabalhos anteriormente ocupados somente por homens.

Nilton Capixaba destacou ainda a aprovação da Lei Maria da Penha.

“Essa lei é o resultado final de um projeto enviado pela ministra da secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, ao Congresso Nacional, em novembro de 2004”.

Fruto de um longo processo de elaboração, a lei Maria da Penha, explicou o parlamentar, leva este nome em homenagem a Maria da Penha Maia, 60, três filhas, hoje líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal O Nortão