Deputado Nilton Capixaba propõe Seminário de Meio Ambiente em RO

PTB Notícias 7/10/2013, 8:11


O coordenador da bancada federal de Rondônia, deputado Nilton Capixaba (PTB), acompanhado de prefeitos e dos deputados Carlos Magno (PP) e Anselmo de Jesus (PT), participou, na última semana, de audiência no Ministério do Meio Ambiente com o secretário-adjunto de Recursos Hídricos, Marcelo Medeiros, e a diretora do Departamento Ambiental, Zilda Veloso, para discutir os problemas relacionados com os lixões dos municípios do estado.

Os prefeitos que participaram da audiência reclamaram da pressão por parte do Ministério Público (MP) em exigir a adequação à Lei na busca de solução para o problema de modo imediato e rechaçam que não dispõem de recursos para isso.

Acompanhados dos parlamentares, foram ao Ministério do Meio Ambiente atrás de uma solução em parceria para resolver um problema considerado de saúde pública.

Zilda Veloso disse aos participantes que até agosto de 2014 todos os municípios brasileiros terão que se adequar à Lei para resolver o problema dos lixões e seus resíduos.

A reclamação geral é que o tempo é curto e os prefeitos temem por não poder cumprir, com a situação agravada pela falta de recursos federais.

A diretora adiantou que haverá até o final deste mês de outubro uma Conferência Nacional sobre Meio Ambiente, com a participação de todos os municípios brasileiros e os poderes constituídos, para discutirem o problema objetivando uma solução.

Nilton Capixaba sugeriu que após esse evento houvesse um Seminário de Meio Ambiente em Rondônia com a participação de técnicos do Ministério do Meio Ambiente, sociedade organizada e o Ministério Público para discutir a questão de forma transparente, objetivando uma solução definitiva para os lixões.

Os técnicos do Ministério do Meio Ambiente disseram que os recursos para apresentação de novos projetos estarão disponíveis até o final deste mês, aconselhando os municípios a apressarem na apresentação dos Planos de Ação.

Também marcaram presença na audiência os prefeitos Gislaine (Lebrinha) Clemente (PP), de São Francisco do Guaporé; de São Miguel do Guaporé, Zenildo Pereira dos Santos (PT); de Seringueiras, Armando Bernardo da Silva (PMDB); e de Costa Marques, Francisco Gonçalves Neto (PT).

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Rondônia Dinâmica