Deputado Paes Landim celebra na Câmara o Dia do Estado do Piauí

PTB Notícias 25/10/2008, 9:37


O Deputado Paes Landim (PTB-PI), registrou, no Plenário da Câmara, o Dia do Piauí, comemorado em Parnaíba nos dias 18 e 19 de outubro.

“Nesta semana, em Brasília, a Câmara Legislativa, no SESC/Ceilândia, prestou homenagem ao Dia do Piauí, ao nosso Governador, Wellington Dias, oportunidade em que S.

Exa.

homenageou com a medalha da Ordem do Mérito Renascença, a mais alta do meu Estado, eminentes ministros de Estado.

Em razão de me encontrar nas dependências do Tribunal Superior Eleitoral, não pude comparecer àquela solenidade, mas sou Parnaíba”, disse Paes Landim.

“É mais do que justo se destacar, cada vez mais, que foi em Parnaíba o primeiro grande grito de rebeldia do norte do Brasil como era conhecida, na época, toda a região que vai da Bahia até o nosso Amazonas, a favor da independência do Brasil e contra a dominação portuguesa.

O governo português havia criado, antes da vinda da Família Real, o chamado Estado do Grão-Pará e Maranhão.

Depois, uma das cortes constitucionais de Lisboa, convocada em razão da Revolução do Porto, em 1820, pressionando o retorno de João VI a Lisboa, querendo, de certa maneira, forçar o retorno do Brasil ao status quo de colônia e não de sede efetiva da monarquia portuguesa o Rio de Janeiro é capital do Reino de Portugal, Brasil e Algarve, tentando sufocar o sentimento de independência do Brasil fez com que as províncias, sobretudo as do Norte, se dirigissem diretamente a Lisboa, que nomeava seus principais funcionários, sobretudo os comandantes militares”, explicou o Deputado petebista.

“Na oportunidade das solenidades no Parnaíba, várias obras foram inauguradas pelo Sr.

Governador, outras ordens de serviços foram dadas.

Inclusive, orgulho-me muito que a futura mais bela praia do litoral piauiense, a Pedra do Sal, venha sendo traçada pelo grande desenhista, orgulho do Piauí, que é Gerson Castelo Branco, iniciativa do nosso grande Prefeito da Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco.

Vamos ter a mais bela praia do litoral piauiense, possivelmente uma das mais belas praias do Nordeste.

O que me orgulha muito também é que três milhões de reais foram liberados no ano passado, numa emenda de minha autoria, para a urbanização da Praia da Pedra do Sal.

E este ano, mais 4,5 milhões de reais, porque tenho certeza de que me vou orgulhar sempre, dada a seriedade do Prefeito, de que essa grande obra vai sacudir a Parnaíba, pela minha participação, através de uma emenda orçamentária”, concluiu o Parlamentar do PTB.

Agência Trabalhista de Notícias