Deputado Paes Landim presta homenagem aos 90 anos do jornal O Globo

PTB Notícias 15/07/2015, 18:19


A Câmara dos Deputados celebrou nesta quarta-feira (15/7/2015), em sessão solene, os 90 anos do jornal O Globo, completados em 29 de junho.

A homenagem foi requerida pelo deputado Paes Landim (PTB-PI).

Compuseram a mesa da sessão, além de Landim, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-presidente da República José Sarney e o vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, Paulo Tonet Camargo.

Em seu discurso, Cunha salientou que a Câmara, como a Casa da liberdade, que tem na liberdade de imprensa um dos seus principais pressupostos, prestava homenagem ao diário carioca como um dos símbolos da luta pela livre expressão.

“Alguns atentaram contra essa liberdade, mas esta Casa soube resistir.

“Paes Landim disse que mencionar O Globo, núcleo inicial das Organizações Globo, é falar sobre a história do Brasil.

O parlamentar lembrou que o fundador do jornal, Irineu Marinho, faleceu logo após o lançamento do diário: “Coube a seu filho, Roberto Marinho, com seu espírito sempre inovador, fazer de um jornal local um veículo nacional e implantar uma organização reconhecida no mundo”.

Landim elogiou o espírito liberal de Roberto Marinho e afirmou que, “embora muitos discordassem de suas ideias, empregou jornalistas das mais diversas correntes e ideologias, contrariando muita gente”.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência Câmara NotíciasFoto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados