Deputado Paes Landim relembra na Câmara trajetória de Octavio Frias

PTB Notícias 8/05/2007, 12:56

O deputado federal Paes Landim, do PTB do Piauí, registrou em Plenário a morte do jornalista Otávio Frias de Oliveira, dono das empresas que têm como principal veículo o jornal Folha de S.

Paulo.

Na avaliação do deputado petebista, a história do jornalista é o exemplo de como a tenacidade e o espírito de luta marcam a personalidade das pessoas e o destino de um país e de uma região.

A Folha de S.

Paulo, disse Paes Landim, foi importante também para consolidação das instituições democráticas do Brasil.

O parlamentar disse que Otávio Frias empreendeu uma luta tenaz para que nossas instituições fossem modernas e impermeáveis à corrupção.

“De uma leitura rápida que fiz de um livro sobre Octavio Frias de Oliveira, há um dado importante, quando diz que embora o espírito da República Velha, dos seus políticos, com o espírito conservador, até reacionário, em que os partidos se preocupavam em escolher quadros dirigentes de elites intelectualmente preparadas, e eram homens corretos, prezavam pela administração honesta da coisa pública, o que faz lembrar um pouco a conhecida expressão de Gilberto Amado de que sem representação na República Velha, o processo eleitoral era falso, na representação era autêntica.

Octavio Frias de Oliveira foi um homem com visão de Brasil, e a Folha de S.

Paulo um jornal vibrante, que guarda e espírito de vibração, de tenacidade, de luta, que foram inerentes à trajetória de Octavio Frias de Oliveira.

“, finalizou o deputado petebista.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do Jornal do Senado)