Deputado Pedro Fernandes critica sinalização das estradas brasileiras

PTB Notícias 9/03/2009, 9:10

O Deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) divulgou na sessão de sexta-feira passada, no Plenário, que deu entrada de um requerimento na Comissão de Transportes — as comissões voltam a deliberar na quarta-feira — convidando o eminente diretor-geral do DNIT para discutir e avaliar as mortes que todos os anos ocorrem nas estradas brasileiras.

“Levanto uma tese e, na próxima oportunidade, quero aqui discuti-la especificamente com o diretor do DNIT, que foi convidado para a próxima reunião, quarta-feira, sobre a questão da sinalização.

A sinalização das nossas estradas é precaríssima.

Queremos saber se há ou não dinheiro, se há prioridade e o que fazer”, disse o Deputado.

Pedro Fernandes lembrou que, no Maranhão, o trecho da BR 135, que atravessa São Luís e chega a Campos de Perizes — são 19 quilômetros — , ocorrem os piores acidentes do Estado: “Precisamos de uma sinalização mais ostensiva, de redutores de velocidade, de alerta para o motorista novato que não conhece a estrada, para que ele se porte de maneira adequada”.

“Apelamos ao DNIT para que venha a esta Casa a fim de que possamos discutir e dar nossa contribuição.

A sinalização nas estradas federais e estaduais é de péssima qualidade.

Precisamos inovar, dar sugestões e, quem sabe, alocar recursos para o DNIT, urgentemente.

Não podemos apenas ficar sabendo se este ano haverá um pouco mais ou um pouco menos de mortes do que houve no ano passado.

Queremos realmente evitar a morte que, na sua grande maioria, é causada por abuso de velocidade, às vezes por imperícia do condutor.

Precisamos estar atentos a isso”, concluiu o Parlamentar do PTB.

* Agência Trabalhista de Notícias