Deputado petebista diz que PT é contra a criação do Estado do Gurguéia

PTB Notícias 21/06/2007, 8:27


A região dos cerrados no Estado do Piauí vive isolada, com a agropecuária paralisada há cinco anos em razão da dificuldade de acesso devido às condições da estrada.

Esse é o pensamento do deputado estadual Paulo Henrique, do PTB piauiense, que afirma ser favorável à criação do Estado do Gurguéia.

Mas, segundo o petebista, parte do governo do estado, comandado pelo PT, é contrário à idéia, a exemplo do deputado federal Nazareno Fonteles (PT).

O projeto para instalação do Estado do Gurguéia foi apresentado pelo deputado federal Paes Landim (PTB), ainda na década de 90.

A matéria teve parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e agora poderá ser colocada na pauta de votação na Câmara Federal.

O deputado Paulo Henrique disse que o senador João Vicente Claudino, presidente do Diretório Estadual do PTB no Piauí, os deputados federais Júlio César Lima (DEM), Marcelo Castro e Paes Landim (PTB), além dos estaduais João Mádison (PMDB), Ana Paula (PMDB), Edson Ferreira (DEM) e ele próprio, com representantes da região dos cerrados, são defensores da proposição.

O petebista afirmou que a instalação do novo estado vai desenvolver a região, que até a década de 70 contava apenas com a BR -135 ligando Canto do Buriti a Eliseu Martins.

Há cinco anos, segundo o parlamentar, a agropecuária está paralisada nos cerrados piauiense devido à falta de investimentos do governo federal, o que estaria prejudicando os municípios de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeira, Santa Filomena, Barreiras, Corrente, Gilbuéis, Bom Jesus e Currais.

A população piauiense da região dos cerrados é estimada em 200 mil habitantes.

fonte: Portal AZ