Deputado Santini obtém importante reivindicação dos produtores de batata

PTB Notícias 10/12/2011, 8:23

Nesta semana, na capital federal, foram definidos detalhes importantes sobre a instrução normativa do Ministério da Agricultura que regulamenta a fiscalização da semente importada de batata inglesa.

Em audiências com o ministro Mendes Ribeiro Filho e com o secretário de Política Agrícola da pasta, Caio Rocha, o deputado Ronaldo Santini (PTB-RS) e representantes dos produtores defenderam alterações na norma, em relação ao cumprimento do termo depositário das sementes vindas da Europa para análises laboratoriais de pragas.

As sementes importadas são divididas em quarentenárias e não-quarentenárias de acordo com o resultado das análises sanitárias determinadas pelo Ministério da Agricultura.

Caio Rocha assegurou que a redação da norma receberá um adendo, autorizando o plantio das sementes não-quarentenárias, caso o resultado dos laboratórios ultrapasse 21 dias.

Dessa forma, a qualidade da semente não será afetada, evitando também atrasos no plantio.

“Essas modificações defendem os interesses dos plantadores e importadores de sementes de batata, preservando a melhor qualidade e resultando duma produção que atende às exigências sanitárias e à demanda das grandes empresas nacionais”, destacou Santini, engajado na causa.

Segundo o parlamentar do PTB, a normativa deverá ser publicada nos próximos dias.

No encontro, os plantadores foram representados pelo produtor Yataro Nagano, do Paraná, e pelo secretário da Associação Nacional da Batata, José Roberto Ferreira, de São Paulo, que solicitaram apoio de Santini ao pleito.

Os prefeitos gaúchos de São José dos Ausentes, Erivelto Sinval Velho, e de Lagoa Vermelha, Getúlio Cerioli, interessados em incentivar o aumento do plantio de batata inglesa em seus municípios, também participaram do encontro.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul