Deputado Tião Medeiros indica 41 escolas do noroeste do Paraná para serem reformadas

PTB Notícias 29/09/2016, 8:46


Imagem Crédito: Divulgação

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1475149517428{margin-bottom: 0px !important;}”]O deputado estadual Tião Medeiros (PTB-PR) participou na terça-feira (27), ao lado do governador do Paraná, Beto Richa, do lançamento do programa Escola 1.000, que vai destinar R$ 100 milhões para mil escolas da rede pública estadual realizarem obras de reformas e melhorias. Tião Medeiros indicou 42 escolas da região Noroeste para receber os recursos. Cada colégio vai receber R$ 100 mil para investir em obras de melhoria. Durante o evento em Curitiba, o deputado recebeu os chefes dos Núcleos de Educação de Paranavaí e Loanda, além de diretores das escolas beneficiadas, para o lançamento do programa.

No Núcleo Regional de Paranavaí, serão 28 escolas beneficiadas. Já no de Loanda, 13 colégios vão receber os recursos. “O programa é democrático. A comunidade escolar decidiu em audiências públicas onde serão aplicados os recursos. Serão feitas melhorias como reformas em quadras esportivas, banheiros, serviços de pintura, reparos nas redes elétrica e hidráulica, calçamento, troca de telhados e forros, entre outras. Nossa parceria com o governo do Estado rende mais um fruto para nossa região”, disse o deputado.

Grazielli Lago, diretora da escola Cônego Francisco Pelegrina Xavier Lopes, em Nova Esperança, lembra que a unidade não recebia recursos para reformas há mais de oito anos. “Nossa estrutura física era muito carente, por isso decidimos usar os recursos para reforma dos banheiros e fazer a cobertura da quadra de esportes. Neste sentido, a atuação do deputado Tião Medeiros foi muito importante. Ele soube reconhecer as escolas que mais precisavam. A intervenção foi muito importante por que reconheceu os problemas reais”, explica. O colégio tem 300 alunos.

O diretor do colégio Dr. Marins Alves de Camargo, em Paranavaí, Sandro Ectore Volpato, concorda. Para ele, a atuação de Tião Medeiros serviu para enxergar a necessidade de cada escola. “Nosso colégio é bem cuidado, então muitos diziam que não precisávamos de investimento. Nesse sentido, o deputado enxergou nossas necessidades. Com os recursos, vamos reformas os banheiros e investir na pintura da área externa do colégio”, explica o diretor da escola de 980 alunos.

Durante a solenidade no Palácio Iguaçu, com a presença de estudantes, professores, diretores e chefes de núcleos da educação, o governador também anunciou o pagamento das promoções e progressões dos servidores, o que será feito a partir de janeiro de 2017, e confirmou o chamamento, no início do ano que vem, de 300 professores remanescentes do concurso feito em 2013.

O programa Escola 1.000 contempla quase a metade de toda a rede estadual, formada por 2,1 mil unidades e um milhão de estudantes. “Educação é nossa prioridade”, afirmou Beto Richa. “Esse programa representa um grande avanço na democratização da gestão das escolas, pois envolve toda a comunidade escolar em audiências públicas para decidir onde aplicar os recursos”, comentou o governador. Os recursos serão depositados diretamente nas contas dos colégios estaduais.

Com informações da assessoria do deputado Tião Medeiros (PTB-PR)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]