Deputado Valter Araújo destaca o êxito do programa Assembleia Itinerante

PTB Notícias 11/08/2011, 12:58

A comunidade do bairro Jardim das Esmeraldas, o mais afastado do centro de Guajará-Mirim, teve a oportunidade de apresentar aos deputados estaduais algumas de suas reivindicações e demandas, durante encontro na manhã da última terça-feira (9/08/2011), na escola municipal Professora Maria Liberty Freitas.

“É essa a essência da Assembleia Itinerante: é ouvir a comunidade, é conhecer de perto a realidade e absorver desses encontros idéias e projetos, que possam se transformar em ações concretas, para responder às demandas da sociedade”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Valter Araújo (PTB-RO).

As deputadas Ana da 8 (PTdoB), que propôs a reunião, e Epifânia Barbosa (PT), e o prefeito Atalíbio Pegorini (PR) acompanharam o presidente no encontro.

“A cidade de Guajará enfrenta muitas dificuldades e o bairro Jardim das Esmeraldas, por ser o mais distante, sofre ainda mais com a falta de saúde, educação e infra-estrutura.

Por isso, optei por trazer o presidente da Casa e os demais deputados para esse encontro com essa população tão sofrida e carente”, disse Ana da 8.

Entre as demandas apresentadas pelos moradores, a falta de medicamentos e de estrutura no posto de saúde, falta de iluminação pública e de uma escola de ensino médio.

“Moro em frente ao posto de saúde e a situação é caótica.

Falta até medicamentos.

Outro problema é a falta de iluminação do bairro, que é uma escuridão só, ficando perigoso sairmos de casa à noite”, disse a moradora Francisca das Chagas.

Já o senhor João Dorado pediu que o deputados cobrem do Governo a construção de uma escola de ensino médio na localidade.

“Aqui, é distante das escolas de ensino médio três a cinco quilômetros.

À noite, os alunos não podem ir à escola, pois é escuro e perigoso.

Precisamos de uma escola aqui no bairro, perto de nós”, desabafou.

A deputada Epifânia Barbosa sugeriu que a escola Maria Liberty seja utilizada para oferecer o ensino médio à noite.

Essa idéia foi corroborada pelo prefeito Atalíbio, que prontamente assegurou a cedência do prédio para que possa sediar aulas do ensino médio noturnas.

Valter Araújo se comprometeu a interceder junto à Eletrobras Rondônia (ex-Ceron), para que a rede de energia elétrica seja ampliada, passando a oferecer condições para expansão da iluminação pública.

Ele também assegurou que os recursos para a construção da escola deverão ser inseridos no orçamento de 2012, garantindo que a comunidade ganhe uma escola.

“Fui informado pela deputada Ana da 8 de que cerca de 150 alunos estariam fora da sala de aula, aqui no bairro.

Quero que o prefeito consiga doar uma área para a construção da nova escola, pois vou lutar por isso, ao lado dos demais deputados”, finalizou.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Assembleia Legislativa de Rondônia